São Paulo – Ouvir uma música árabe erudita e transformá-la em passos e movimentos de dança é um dos objetivos do workshop da professora, bailarina e coreógrafa Marcia Dib, que será realizado domingo, dia 23, em São Paulo. Neta de sírios e professora de danças árabes há mais de 15 anos, Marcia espera no curso bailarinos, estudantes, coreógrafos e apreciadores da música árabe.
No Workshop de Música Árabe, a professora irá abordar características gerais da música árabe, no que ela se diferencia da música ocidental, quais os aspectos a serem considerados no momento de elaborar uma coreografia ou para fazer improvisos. “É uma proposta simples, direcionada e prática. Depois de uma aula teórica sobre as características dessa riquíssima música, faremos a análise de uma música específica para dançar”, afirmou Marcia.
De acordo com ela, a idéia de fazer o workshop surgiu após sentir a dificuldade das pessoas que dançam em conseguir ouvir a música árabe e aplicar na dança. “Para fazer o curso não precisa entender o idioma árabe, nem de música e nem ser coreógrafo”, disse. Segundo ela, o workshop também serve para as pessoas que trabalham com dança folclórica e não só dança do ventre.
O curso, que terá duração das 09 às 17 horas, será dividido em três partes. A primeira vai apresentar as características gerais, como a música como identidade cultural, as diferenças da música árabe da ocidental e os aspectos e instrumentos melódicos e rítmicos.
Na segunda parte, a professora vai explicar como usar a melodia, quais aspectos são importantes, os instrumentos e sua atuação no corpo, como e quando enfatizar a melodia e o ritmo na dança e etc. Por último, vem a parte prática. Os alunos terão que trabalhar os aspectos abordados no curso em uma música específica e chegar a uma linha coreográfica.
“Na minha experiência, percebi que, comparando duas pessoas que tenham o mesmo nível técnico, a que conhece e estuda música dança melhor”, afirmou Marcia. Segundo ela, quem estuda música consegue ressaltar e enriquecer partes da música através da dança. “Nosso sentido da audição é muito embotado, a gente não treina muito. E a música árabe é bem mais complexa que a música ocidental. É preciso fazer um exercício de audição”, disse.
Com esse workshop, Marcia acredita que os alunos vão ter um respeito maior pela música árabe erudita e, além disso, vão ter mais facilidade para conseguir criar novos passos e movimentos numa coreografia. Esse vai ser o primeiro workshop específico de música árabe para dança da professora. No entanto, Marcia já participou de palestras e outros workshops específicos sobre os tipos de música árabe, abordando mais a estrutura teórica.
Serviço
Workshop de Música Árabe
Data: 23 de agosto
Horário: Das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Endereço: Rua Alves Guimarães, 1512
Valor do curso: R$ 180
Telefone: (11) 3284-1618
E-mail: marciadib@hotmail.com
Blog: www.marciadib.blogspot.com

