São Paulo – Lideranças parlamentares de vários países vão se reunir a partir desta sexta-feira (24), em Riad, na Arábia Saudita, para a 3ª Conferência de Presidentes de Parlamentos do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. O Brasil será representando pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
O encontro, que segue até domingo, vai discutir três temas principais: diálogo global de culturas, energia e desenvolvimento sustentável e a crise financeira e seu impacto na economia mundial. Segundo o jornal saudita Arab News, serão tema de debates também a cooperação parlamentar para a paz e a segurança e a ajuda a países pobres. No final de semana passado, houve uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, no México.
De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados do Brasil, a participação de Maia vai se centrar na questão econômica. Ele vai falar sobre a crise na Europa e sobre o aumento da importância das nações emergentes como motor do crescimento mundial.
O deputado gaúcho pretende expor como o Brasil vem resistindo às turbulências financeiras internacionais desde 2008. "A política de aumento real do salário mínimo e o repasse dos ganhos de produtividade para os salários promoveram a capacidade de consumo da classe média", disse o parlamentar, segundo nota da Câmara.
"Desta forma, o crescimento [brasileiro] foi sustentado pela ampliação do mercado interno, gerando um círculo virtuoso que permitiu ao País escapar dos efeitos negativos da crise financeira nos países ricos sem ameaçar a estabilidade macroeconômica", acrescentou Maia.
Ele vai destacar que as medidas anticrise adotada pelo governo brasileiro passaram pelo Congresso Nacional, ou seja, "não foram impostas de forma autocrática pelo Poder Executivo". De acordo com Maia, tais medidas "resultaram de debates que envolveram as diversas forças políticas com suas posições econômicas".
A participação de Maia na conferência foi comunicada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a autoridades sauditas durante encontros realizados no último sábado, em Riad. Pimentel liderou missão empresarial brasileira ao Oriente Médio na semana passada.

