São Paulo – A Marcopolo, fabricante brasileira de ônibus, forneceu 3.500 veículos ao Oriente Médio nos últimos 20 anos. A informação foi enviada pela empresa à ANBA, por ocasião das duas décadas da criação da agência de notícias, em 17 de setembro de 2023. A Marcopolo esteve entre as primeiras empresas entrevistadas pela ANBA. Na foto acima, um ônibus da empresa sendo embarcado para exportação.
Em 2003, a companhia registrava alto índice de crescimento nas vendas aos países árabes, que eram o seu segundo mercado no exterior. De lá para cá, o relacionamento com a região seguiu constante. A Marcopolo informa que sempre teve forte presença no Oriente Médio e estreito relacionamento com os operadores de transporte da região.
“A empresa sempre foi uma forte exportadora e chegou, inclusive, a exportar mais de 1.000 unidades para a Arábia Saudita em um único pedido. Naquela época, a companhia chegou a fretar um navio para envio dos ônibus e embarcou quase 400 unidades que saíram do Porto de Angra dos Reis”, informa a empresa sobre a época da criação da ANBA.
Desde aquele período, a fabricante de ônibus possui escritório na região e mantém presença com equipe comercial, de assistência técnica e pós-venda. A primeira reportagem publicada na ANBA sobre a Marcopolo contava que a empresa fazia adequações em seus veículos para atender as especificidades do mercado árabe, como unidades com alas reservadas para as mulheres.
A empresa acredita que esse foi um dos trunfos no atendimento ao mercado árabe e ajudou a manter as vendas constantes. “Os pedidos para clientes do Oriente Médio são diferenciados em relação aos dos demais mercados. Essa característica e flexibilidade da Marcopolo em atender esses pedidos são diferenciais fortes e que estreitaram o relacionamento e fizeram com que as vendas fossem contínuas”, disse a empresa.
Além dos ônibus com espaço separado para homens e mulheres, a Marcopolo adaptou produtos para outras demandas. A indústria desenvolveu e fabricou 100 ônibus com o teto removível para que fossem utilizados nas viagens de peregrinação de fiéis a Meca e Medina. “Durante esses anos, a fabricante também desenvolveu modelos especiais para clientes, com sala de reunião em formato circular ao invés de poltronas na configuração padrão e acabamentos com detalhes em ouro para o transporte de xeiques”, informa.
A Marcopolo informa que o mercado árabe sempre foi e segue sendo muito importante para a empresa. Por demandar muitas vezes um desenvolvimento específico, o padrão de qualidade exigido é elevado e a aplicação costuma ser das mais modernas tecnologias, segundo a companhia. “Torna o relacionamento com os clientes mais estreito e forte, o que proporciona ganhos para ambos os lados”, diz a empresa.
A companhia foi uma das primeiras do Brasil a focar no Oriente Médio, já na década de 1980. “O objetivo da empresa é continuar com forte presença na região e fortalecer o relacionamento construído ao longo desse período”, informa.