São Paulo – A Semana do Espaço foi aberta no Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes (foto acima), e acompanhando a agenda geral da exposição. De acordo com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a pasta organiza a mostra temática com a missão de projetar a imagem do Brasil como ator tecnológico global.
Durante a Semana do Espaço, que vai de 17 a 23 de outubro, serão apresentadas as ações implementadas pelo governo brasileiro para o setor espacial, por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que são vinculados ao MCTI. Os visitantes poderão conhecer sobre o Centro de Lançamento de Alcântara, como local para lançamento de satélites, o Amazônia-1, primeiro satélite totalmente produzido no Brasil, além de sistemas, lançadores e serviços espaciais em desenvolvimento no país.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é parceira do MCTI na participação da Expo 2020 Dubai e, inclusive, realizou em sua sede, na capital paulista, em agosto, um evento que teve como uma das temáticas a realização da Semana do Espaço e que serviu para o lançamento do Espaço 4.0, de tecnologia e inovação, da instituição.
Leia mais:
- Ministério quer parceria de empresas na Expo 2020
- Câmara Árabe inaugura Espaço 4.0 com projetos de inovação
O MCTI divulgou que, nos Emirados Árabes Unidos estão previstas também reuniões bilaterais importantes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. O ministro Marcos Pontes se reúne com representantes dos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Suécia, Argentina, Egito e União Europeia.