Tanger – Na busca de investidores internacionais, o Marrocos se orgulha de um de seus principais atrativos para o comércio exterior: a proximidade do continente europeu a partir do porto de Tanger Med, apenas 14 quilômetros separando o território marroquino do espanhol.
Com dois grandes terminais de contêineres em operação e três menores para veículos, passageiros e hidrocarbonetos, o porto é a porta de saída dos produtos marroquinos para a Europa e para outros países africanos.
O local tem capacidade de movimentação anual de três milhões de contêineres, mas uma ampliação em andamento resultará em dois novos terminais, agregando mais cinco milhões de contêineres de capacidade, em um total de oito milhões. O próximo terminal a ficar pronto deve começar a operar em 2015.
O primeiro grande terminal do porto começou a funcionar em 2007 e é gerido pela empresa APM; o segundo entrou em operação em 2008 e é gerido pela empresa Euro Gate. As concessões para gestão dos empreendimentos, feitas por licitação, dão às empresas o controle do negócio por mais de 30 anos.
O Tanger Med tem ligações com 127 portos em 57 países, incluindo onze portos na América Latina, sete deles no Brasil – Itapoá, Navegantes, Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá, Rio Grande e Suape. Do total de contêineres movimentados no local, 97% são para a exportação de produtos e 3% para atender ao mercado doméstico.
Para Hassan Abkari, diretor do porto de passageiros, Tanger Med pode beneficiar os brasileiros em relação à exportação agrícola. “O Brasil é um país que tem uma safra agrícola em período diferente da nossa. Estas duas ofertas podem ser complementares para o mercado europeu. O Marrocos pode servir de intermediário para os contêineres que saem do Brasil e vão para a Europa e a Ásia”, afirmou ele a um grupo de jornalistas brasileiros em visita ao local.
O terminal de automóveis é dividido em duas partes, uma somente dedicada ao transporte dos carros da Renault, que instalou uma planta no país em 2011. São três hectares de uso exclusivo para a montadora francesa. Outros sete hectares são para o uso das demais marcas que passam pelo país.
Somados, os dois terminais de contêineres em funcionamento têm 40 hectares, 800 metros de cais e 16 gruas. No terminal de hidrocarbonetos, a capacidade de estocagem é de 500 mil metros cúbicos de petróleo. Segundo Abkari, o porto serve também de ponto de reabastecimento de navios.
No terminal de passageiros, a capacidade é de sete milhões de pessoas por ano, que chegam da Espanha em grandes balsas e podem ir ao centro de Tanger por meio de trem, ônibus ou taxis. O mesmo terminal também recebe caminhões, com capacidade de até 700 mil por ano.
Novo porto
A empresa Tanger Med, que dá nome ao porto, e a Agência Nacional dos Portos têm um projeto de criação de um novo porto de contêineres no Marrocos, na cidade de Nador, a poucos quilômetros da fronteira com a Argélia. A ideia surgiu há três anos, mas as ações para desenvolver o empreendimento ainda não foram iniciadas.
“Será um porto para contêineres e também para receber o petróleo que vem do Oriente Médio e vai para a Europa”, afirmou Abkari. Segundo ele, o investimento é de 7 bilhões de dirhans (US$ 847 milhões) somente para a primeira fase, incluindo infraestrutura, construção do cais e obras de segurança. As primeiras licitações para as obras, disse, devem ser lançadas em breve.
*A jornalista viajou a convite da Agência Marroquina de Promoção dos Investimentos (AMDI)


