São Paulo – O Marrocos aposta na ampliação dos voos diretos com o Brasil e na promoção do país como destino turístico entre os brasileiros para atingir a meta de receber 30 milhões de turistas até 2030. Em 2024, o Marrocos recebeu 17,4 milhões de visitantes, a maioria da França e da Espanha.
Durante a feira de turismo WTM Latin America, que é realizada nesta semana em São Paulo, o representante do Gabinete Nacional de Turismo de Marrocos (ONMT) no Brasil, Mohamed Amine El Joudani, afirmou à ANBA que o Marrocos recebeu 40 mil turistas brasileiros no ano passado, número que deverá ser superado já neste ano. Até o final de fevereiro, 7,9 mil brasileiros visitaram o Marrocos, um aumento de 51% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados do Ministério do Turismo local.
Segundo Joudani, o país está investindo em aperfeiçoamento da sua infraestrutura aeroportuária, irá construir uma linha de trem de alta velocidade entre Casablanca e Marrakesh e receberá eventos internacionais para promover o seu turismo. Neste ano, receberá a Copa Africana de Nações e, em 2030, será uma das sedes da Copa do Mundo.
A Royal Air Maroc retomou voos para o Brasil em dezembro do ano passado, após duas passagens pelo país, entre os anos 1970 e 1990, e entre 2013 e 2020. O diretor-geral da Royal Air Maroc no Brasil, Othman Baba, afirmou que a taxa de ocupação média do voo entre Casablanca e São Paulo é superior a 80%. A companhia tem, atualmente, três voos semanais entre Casablanca e São Paulo e já está se preparando para ampliar a oferta.
“Dentro de oito a dez meses, voaremos mais do que três voos. Temos como foco, agora, cinco a seis voos para São Paulo”, afirma. O Rio de Janeiro, diz o executivo, também está nos planos da empresa, que ainda avalia fazer uma parada na capital fluminense antes de chegar a São Paulo ou operar um voo direto entre o Marrocos e o Rio. “Minha preferência, ou minha escolha, é voar separadamente para o Rio e separadamente para São Paulo”, afirma.
Ele diz que, com o aumento de frequências semanais, mais uma nova aeronave deverá ser incorporada à rota entre o Marrocos e o Brasil. E, a exemplo do que já ocorre, deverá ser um avião do modelo 787-9 da Boeing que é um dos mais modernos em operação e capaz de transportar 300 passageiros.
Baba argumenta que o destino Rio de Janeiro é importante porque o Rio é uma cidade internacionalmente reconhecida como destino turístico e pode, inclusive, alavancar a chegada de turistas ao Brasil. Tanto Baba como Joudani enfatizam que o Marrocos está em uma posição geográfica estratégica entre o Brasil e a Europa e entre o Brasil e a África. Joudani afirma que, uma vez no Marrocos, os brasileiros têm apostado em uma rota turística que contempla as cidades imperiais, como Marrakesh, Fez, Meknes e a capital, Rabat.
Viagens corporativas entre Marrocos e o Brasil
Um outro negócio a ser explorado pela Royal Air Maroc, diz Baba, são as viagens dos turistas corporativos do seu país e do Brasil, especialmente da indústria e do agronegócio. Essa rota, porém, precisa ser incentivada e apresentada aos empresários, avalia Baba. Para tal, ele conta com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e sua contraparte no Marrocos.
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