São Paulo – O Marrocos deve crescer 1,3% neste ano e 2,5% no ano que vem, de acordo com dados divulgados pelo Alto Comissariado para o Planejamento (HCP, na sigla em francês), o órgão oficial de estatísticas marroquino. A notícia foi publicada na agência de notícias Maghreb Arabe Presse (MAP) nesta quinta-feira (14), com projeções anunciadas pelo secretário-geral do HCP, Avachi Khellaf.
No ano passado, a economia marroquina cresceu acima dos percentuais projetados para 2022 e 2023, com taxa de 7,9%. A comparação, porém, foi com 2020, quando os países foram fortemente afetados pela pandemia de covid-19. O HCP informa que a desaceleração prevista para este ano se deve a uma queda de 13,5% no valor da produção do setor agrícola, enquanto em outros segmentos houve alta.
A estimativa para crescimento econômico no ano que vem se baseia em um possível crescimento de 11,8% das receitas do setor agrícola e de 3,7% nas de outros segmentos. O HCP levou em conta para fazer a projeção uma campanha agrícola média na safra 2022/2023, alguma queda na demanda mundial dirigida ao Marrocos, a renovação do orçamento de 2022 e o preço do barril de petróleo a US$ 100.