São Paulo – O Marrocos vai receber a primeira unidade do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) no mundo árabe. O evento de lançamento acontece neste sábado (18) em Marraquesh, com a presença de representantes do governo marroquino e de presidentes e CEOs de grandes empresas do país. O Lide é uma organização brasileira privada, fundada pelo empresário João Dória, que atua na realização de eventos voltados à promoção das relações de negócios entre seus participantes.
“O Lide começou seu processo de expansão internacional há algum tempo e queríamos intensificar nossa presença na África. Em dezembro de 2013, começaram os voos diretos para o Brasil e vimos que isso vai intensificar as relações comerciais e de turismo entre Brasil e o Marrocos”, explica Paulo Uebel, diretor-geral do grupo, sobre a escolha do Marrocos para receber uma nova unidade da organização.
Segundo informações do Lide, estarão presentes ao evento de lançamento Salah Eddine Mezouar, ministro das Relações Exteriores do Marrocos, e Mohamed Boussaid, ministro das Finanças, além de presidentes e CEOs de grandes empresas marroquinas, como Driss Benhima, presidente da Royal Air Maroc, Majid Tazlaoui, CEO do grupo de desenvolvimento imobiliário Onapar, Mohamed Bouzoubaa, presidente da construtora TGCC, e Mohamed Kadiri, diretor-geral do grupo OCP, maior exportador de fosfato do mundo, entre outros executivos. Do lado brasileiro, participam Dória, Uebel e Wilfredo Gomes, presidente do Lide em Santa Catarina.
Uebel conta que foi Gomes quem ajudou a fundar o Lide Marrocos, já que o empresário tem bons contatos no país árabe. Lá, as atividades do grupo serão comandadas pelo empresário Ali Hassan, que preside um fundo de investimentos. De acordo com Uebel, Hassan tem seu escritório em Marraquesh, mas mantém atividades também em Rabat e Casablanca.
Para o diretor-geral do Lide, o Marrocos pode ser um bom foco de investimentos para empresas brasileiras dos setores de agricultura, mineração, varejo, construção e infraestrutura. “Estamos muito interessados nas oportunidades que vão se abrir”, afirmou. Ele também ressalta o desenvolvimento que o país árabe vem tendo ultimamente. “O crescimento econômico do Marrocos tem sido constante, de 4%, 4,5% ao ano. Eles têm buscado novas oportunidades e nós estamos buscando ampliar a presença internacional do Lide”, destacou.
Após o lançamento do Lide no Marrocos, no sábado, Hassan passará a convidar os CEOs das empresas marroquinas a integrarem o grupo. A organização também formará um comitê de gestão local que irá determinar as atividades do Lide no Marrocos durante o ano.
“Teremos, provavelmente, quatro eventos em 2014 e, nos próximos anos, de seis a oito eventos”, conta Uebel. Entre os eventos promovidos pelo Lide estão almoços, encontros, debates, seminários e workshops. “Há eventos de conteúdo e de relacionamento”, explica. Para novembro, Uebel conta que já está planejada uma viagem de negócios ao Marrocos com a participação de 30 CEOs de empresas brasileiras.
De olho no potencial do mundo árabe, o Marrocos não deverá ser o único país da região a ter uma unidade do Lide. “Temos interesse em todos os países árabes. No final de 2013, fizemos uma visita aos Emirados Árabes que foi excelente. Está no plano de 2014 a abertura de mais uma unidade do Lide em um país árabe e provavelmente será nos Emirados”, revela Uebel.
Atualmente, o Lide tem unidades no Brasil, Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Itália, Moçambique, Portugal, Uruguai, Estados Unidos e Colômbia.