Da redação
São Paulo – O Marrocos diminuiu as suas importações de petróleo entre janeiro e julho deste ano em relação aos mesmos meses de 2006. Elas caíram 5,4%, de 1,3 bilhões de euros, nos sete primeiros meses do ano passado, para 1,23 bilhão de euros no mesmo período deste ano. A informação é da agência de notícias africana Panapress e tem como base um comunicado do Escritório de Câmbios.
O mesmo órgão, que pertence ao Ministério das Finanças do Marrocos, informa que no volume importado houve uma pequena alta, de 3,2%. Elas passaram de 3,5 milhões de toneladas para 3,6 milhões de toneladas. A diminuição da importação, em receita, ocorreu, pela baixa dos preços do petróleo no mercado mundial, segundo o Escritório.
O preço médio da tonelada importada atingiu em julho 341 euros contra 372 euros no ano passado. Houve uma queda de 8,4%. O Marrocos não dispõe de grandes reservas de petróleo e importa praticamente todo o petróleo que consome. No ano passado, o país gastou 2,2 bilhões de euros com importações petrolíferas.

