São Paulo – O Marrocos, país árabe do Norte da África, serviu de inspiração para a indústria de calçados Satryani, de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, criar a coleção da próxima primavera-verão. De acordo com a diretora da empresa, Fabiana Petry da Silva, a escolha do país foi feita em função das cores e texturas intensas possíveis de usar a partir do tema.
As formas delicadas e a riqueza de detalhes, segundo ela, fazem parte da coleção. A presença do tema “Marrocos” também pode ser vista nas estampas e composição de couros. A indústria não chegou a enviar um profissional ou equipe até o país para fazer a pesquisa. Ela ocorreu, conta Fabiana, na internet e por meio de revistas e livros.
A equipe de criação, na Satryani, é dirigida pelo proprietário e designer de calçados, Luiz Alberto da Silva. Foi ele quem fundou a empresa, em 1999. A marca produz calçados e acessórios de luxo para as classes A e B.
“A Satryani possui uma identidade própria, aliando suas criações às últimas tendências de moda, utilizando em suas coleções materiais diferenciados, couros nobres, estampas exclusivas com linhas criativas e contemporâneas”, diz Fabiana.
A Satryani concentra suas operações em uma unidade em Sapiranga. A produção mensal é de 10 mil pares e a exportação responde por 25% deste total. De acordo com Fabiana, no exterior, os calçados vão para França, Grécia, Polônia, Croácia, Chipre, Estados Unidos, Canadá, Bolívia, Paraguai, África do Sul, Angola e Moçambique.
A marca não tem lojas próprias. Os produtos são vendidos, no Brasil, em 200 pontos de venda multimarcas especializados. A Satryani é uma das indústrias brasileiras que vai participar da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), que ocorre entre 27 e 30 de junho na capital paulista.
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