São Paulo – O escritório nacional de turismo de Marrocos (ONMT, da sigla em francês) lançou nesta quinta-feira (23) sua nova campanha de turismo. O evento aconteceu na capital paulista e apontou o Brasil como um dos países nos quais a estratégia foca. Com o slogan ‘Marrocos – Reino da Luz’, o país quer alavancar o setor turístico, que sofreu com a pandemia do coronavírus. Segundo a ONMT, o setor responde por 10% do PIB marroquino.
Em 2019, o número de visitantes brasileiros no Marrocos foi de 47.113 pessoas. O objetivo é que esse montante chegue a 120 mil brasileiros, apontou Khalid Mimi, diretor da ONMT para Espanha, Portugal e América Latina. “Se investirmos na experiência com marketing e mídia podemos crescer muito”, disse Mimi em sua apresentação.
Também presente no evento, o embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, abriu a cerimônia. “É uma satisfação saber que os brasileiros que estiveram no Marrocos descobrem um país aberto e tolerante. E orgulhoso de sua história, arquitetura e design”, disse.
Em entrevista à ANBA, o Adghoghi também falou sobre a escolha do Brasil entre os mercados-alvo dessa campanha internacional. “É uma iniciativa pós-pandemia que o turismo marroquino está lançando. Queremos atrair mais brasileiros, porque tanto para ir para lá quanto para eles vieram para cá, não é preciso visto”, afirmou o diplomata.
Marketing digital e gastronomia
Para entender mais sobre o comportamento dos turistas, os marroquinos investiram em pesquisas. Siham Fettouhi (foto de abertura), diretora de Marketing da ONMT, explicou que os dados revelaram, por exemplo, as atividades mais procuradas hoje pelos viajantes. Uma das descobertas foi que a comida local é um dos fatores principais na hora de escolher um destino. “E nós somos um dos top três mundiais em gastronomia. É um fator cultural e o Marrocos tem muito a oferecer”, afirmou Fettouhi.
Além de entender quais atividades divulgar, os marroquinos também analisaram os melhores meios e ferramentas para alavancar o turismo marroquino. Dentro disso, a diretora de marketing confirma a importância das mídias digitais e dos influenciadores que atuam nelas e que já são parte do plano de investimento do Marrocos pelo mundo.
“Estamos planejando coisas diferentes aqui para o mercado brasileiro em termo de vendas e marketing. E, claro, trabalhar com influencers. Temos algumas ideias, mas ainda estamos buscando por parcerias para continuar os trabalhos em termos de mídias sociais”, declarou Fettouhi à ANBA.
O evento recebeu representantes de agências de turismo, a imprensa, autoridades e executivos. Entre eles, esteve o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour .