São Paulo – O Banco Europeu de Investimentos (EIB, na sigla em inglês) acertou nesta sexta-feira (14), em Rabat, um empréstimo de 440 milhões de euros para a execução de projetos de infraestrutura no Marrocos. Em nota, o vice-presidente do EIB, Philippe de Fontaine Vive, disse que o objetivo é desenvolver infraestrutura moderna e sustentável no país e promover o crescimento de setores-chave, como energia, transporte e água.
Do total, 240 milhões de euros serão utilizados para construir uma rodovia entre as cidades de El Jadida e Safi. O trecho de 142 quilômetros deverá melhorar o acesso destas regiões industriais a cidades como Essaouira e Agadir. Além disso, deverá reduzir em 50% o tempo que atualmente é gasto para percorrer o trajeto.
Outros 180 milhões de euros serão repassados pelo banco europeu para que o Marrocos aumente a capacidade de geração de energia, torne o sistema elétrico mais confiável e reduza as perdas. Esse projeto deverá ser implantado entre 2012 e 2015. Outros 20 milhões de euros serão utilizados para expandir o sistema de coleta de esgoto e para construir novas estações de tratamento em 27 cidades que têm entre cinco mil e 80 mil habitantes.

