São Paulo – Uma iniciativa do Marrocos e do Conselho Mundial da Água, o King Hassan II Great World Water Prize teve inscrições prorrogadas até 15 de dezembro. A data inicial era 31 de outubro. O prêmio reconhece, a cada três anos, iniciativas em favor da preservação da água. O vencedor será anunciado em 18 de maio de 2024 em Bali, na Indonésia, em cerimônia especial durante o 10º Fórum Mundial da Água.
Esse prêmio é concedido a pessoas individualmente, grupos de pessoas, do setor público ou privado, instituições e organizações que promovam a proteção e a preservação de recursos hídricos, aperfeiçoem o gerenciamento do consumo de água, o reúso e que contribuam para aumentar a consciência das pessoas sobre os desafios no consumo, proteção e desperdício de água.
De acordo com informações divulgadas pela organização da premiação, os candidatos precisam aplicar em www.hassan2gwwp.org e enviar à organização do King Hassan II Great World Water Prize documentos que comprovem conquistas referentes ao tema desta edição: “Garantir os recursos hídricos para a autossuficiência alimentar e prosperidade compartilhada”, além de carta em que justificam seu desejo em participar do prêmio, um currículo e ações já executadas pelo candidato. A contribuição precisa ser científica, cultural, política, social, econômica, técnica, ambiental ou institucional. O vencedor será escolhido por um júri.
Esta será a 8ª edição do prêmio, que já teve cerimônias em Kyoto (2003), Cidade do México (2006), Istanbul (2009), Marselha (2012), Daegu-Gyeongbuk (2015), Brasília, (2018) e Dakar (2022). As instituições que já ganharam o prêmio são: Jerson Kelman and Mahmoud Abu-Zeid, Torkil Jønch Clausen, Abdulatif Youssef Al-Hamad, The Sahara and Sahel Observatory (OSS), Abdou Maman Kane, Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), Organization for the Development of the Senegal River (OMVS).
Foto meramente ilustrativa.