São Paulo – Estão abertas as inscrições para o Grande Prêmio Mundial da Água Rei Hassan II, promovido pelo governo do Marrocos e Conselho Mundial da Água. O prêmio é voltado para instituições, organizações, indivíduos ou grupos de indivíduos com iniciativas inovadoras para garantir acesso à água, saneamento e energia, no atual cenário mundial de mudança global que vem afetando o clima, suas populações e seu desenvolvimento socioeconômico.
A premiação leva o nome do rei Hassan II, já falecido, pai do atual rei do Marrocos, Mohamed VI. Ele reinou no país de 1961 a 1999 e só deixou ao trono ao sofrer um enfarto e morrer. Segundo informações do site do prêmio, a iniciativa honra a memória do rei e sua visão estratégica em termos de proteção e gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos.
O prêmio foi criado em março de 2003 para o 3º Fórum Mundial da Água como uma ferramenta de incentivo à reflexão sobre o tema. Ele é entregue a cada três anos em uma cerimônia especial durante as edições do fórum e o vencedor recebe a quantia de US$ 100 mil, além de troféu e certificado. O próximo será entregue no ano que vem.
O tema da competição é “Cooperação e boa gestão no desenvolvimento e uso dos recursos hídricos”, e nesta edição o enfoque é “Inovação para o acesso à água, energia e saneamento face às mudanças globais”. As candidaturas devem ser entregues até 30 de setembro. Os candidatos devem ser indicados, pelos menos, por dois indivíduos e organizações. Essas pessoas ou instituições devem desenvolver trabalhos relacionados a recursos hídricos.
As candidaturas podem vir de qualquer país. A última vencedora, de 2012, foi a Sahara e Sahel Observatory (SSO), organização internacional com sede em Túnis, na Tunísia, que trabalha para melhorar os sistemas de alerta precoce e monitoramento para a agricultura. Na edição anterior, em 2009, o ganhador foi Abdulatif Youssef Al-Hamad, CEO do Fundo Árabe para o Desenvolvimento Econômico e Social. Em 2006, o ganhador foi Torklil Jonch Clausen, então diretor de Desenvolvimento e vice-presidente da DHI Água e Meio Ambiente, da Dinamarca.
O 7º Fórum Mundial da Água, no qual será entregue o próximo prêmio, ocorrerá em Daegu-Gyeongbuk, na Coreia do Sul, de 12 a 17 de abril de 2015. Para se inscrever, acesse mais informações nos endereços abaixo.
Serviço:
Secretaria do Grande Prêmio Mundial da Água rei Hassan II
Espaço Gaymard
2-4 place d’Arvieux
13002 Marselha – França
Tel: +33 4 91 99 41 00
Email: hassan2@worldwatercouncil.org
Site: http://www.worldwatercouncil.org/forum/water-prizes/king-hassan-ii-great-world-water-prize/


