São Paulo – O Marrocos quer atrair mais turistas do Brasil e para isso vai participar como expositor da 46ª Abav Expo, feira internacional de turismo que ocorre de 26 a 28 de setembro, na capital paulista. O país árabe tem feito constantes ações no mercado brasileiro na área de turismo, entre elas a participação na feira da Abav, e os resultados podem ser vistos em números. No primeiro semestre deste ano, a entrada de brasileiros no Marrocos cresceu 30% sobre iguais meses de 2017.
Quem promoverá a participação marroquina na feira pela quinta vez será a delegação oficial do Turismo do Marrocos para Portugal e o Brasil, baseada em Lisboa. Segundo o diretor da delegação, Abdellatif Achachi, 12 operadoras turísticas e representantes de conselhos regionais de turismo do Marrocos estarão na mostra em um estande conjunto de 100 metros quadrados.
De acordo com Achachi, os brasileiros gostam de destinos exóticos e por isso os focos para atração de turistas daqui são locais como o deserto (foto acima) e o circuito das cidades imperiais. Essas cidades – Fez, Marrakech, Rabat e Meknès – são as capitais de antigas dinastias. O diretor conta que o Marrocos atrai os brasileiros pela identidade cultural. Ele conclui que praias – algo que o Marrocos também explora turisticamente – os brasileiros já têm em casa.
“O Marrocos é o país oriental mais próximo do Brasil”, afirmou Abdellatif Achachi por telefone à ANBA, levando em conta o tempo que leva o voo direto entre os dois países, operado pela companhia aérea marroquina Royal Air Maroc.
O Marrocos recebeu no primeiro semestre deste ano 25,5 mil viajantes brasileiros, segundo Achachi. Ele lembra que os números são até junho e, portanto, ainda não incluem o período de férias no Brasil, em julho. No ano passado inteiro, o país recebeu 45 mil brasileiros, o que significou um acréscimo de 38% sobre o ano anterior.
Além de participar na Abav Expo, o país árabe vem fazendo outros tipos de ações no mercado brasileiro para atrair turistas. Entre abril e maio deste ano, por exemplo, foi realizada a Semana do Marrocos, evento com atrações culturais e artísticas marroquinas, na capital paulista, e de dezembro do ano passado até junho deste ano foram promovidas campanhas digitais nas redes sociais, com cerca de 20 milhões de visualizações, segundo Achahi.
O país árabe lançou no ano passado um programa de e-learning com treinamento para agentes de viagem brasileiros sobre o Marrocos como destino turístico, que atraiu cinco mil profissionais. Um novo programa de treinamento digital nestes moldes será lançado na Abav Expo, em uma plataforma ampliada, segundo Achachi. Ele conta que estão sendo feitas ainda ações de divulgação voltadas à imprensa brasileira.
A Abav Expo é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e tem como expositores promotores de destinos nacionais e internacionais, operadoras, companhias aéreas, hotéis, empresas de cruzeiros, fornecedores de tecnologia para a área, locadoras de veículos, empresas de ecoturismo, entre outros.
Além do espaço de exposição, com estandes, a mostra tem programação paralela, com rodadas de negócios e discussões do setor. A Abav Expo do ano passado recebeu mais de 23 mil visitantes e teve 1.100 marcas expositoras.
Serviço:
46ª Abav Expo Internacional de Turismo
De 26 a 28 de setembro de 2018, das 12h às 20h
Parque Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP
Mais informações: http://www.abavexpo.com.br/