Isaura Daniel, enviada especial
Brasília – O Marrocos vai pedir o apoio do Brasil para sua candidatura à sede de uma exposição internacional. O ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, Salah Edinne Mezouar, e o prefeito da cidade de Tânger, Dahman Derham, estarão em Brasília entre os dias 08 e 11 de abril para conversar com representantes do governo brasileiro sobre o assunto. O governo marroquino quer que a cidade de Tânger receba a Exposição Internacional do Bureau Internacional de Exposições (BIE) em 2012. O BIE tem sede em Paris e foi criado por uma convenção diplomática internacional para organizar exposições de arte e segue os princípios da Organização das Nações Unidas (ONU).
As mostras do organismo já se tornaram importantes eventos da arte mundial. A primeira exposição ocorreu em Londres, na Inglaterra, no ano de 1851. Hoje o BIE promove a Exposição Internacional, que ocorre a cada dois anos e meio e para a qual Marrocos é candidato, e também a Exposição Mundial, a cada cinco anos. Além de marroquina Tânger, são candidatas a sediar a Exposição Internacional de 2012 também a cidade de Yeosu, da Coréia, e Wroclaw, da Polônia. A escolha vai ocorrer em dezembro deste ano com a votação dos membros do Bureau, que são 98 países. O Brasil é um dos integrantes.
A embaixadora marroquina em Brasília, Farida Jaïdi, acredita que a mostra poderá levar desenvolvimento e trabalho ao Marrocos. A receita da exposição normalmente é usada para obras sociais, como na área de infra-estrutura e habitação. A mostra também poderá, segundo Farida, ajudar a promover o turismo local. O Marrocos tem como meta atrair dez milhões de turistas em 2010. No ano passado, foram 6,5 milhões de visitantes. "Também seria um país do Sul a sediar a exposição, o primeiro país africano, o primeiro árabe e o primeiro muçulmano", afirma.
O país que recebe a mostra escolhe também um tema para ela. O Marrocos elegeu o lema "Estradas do mundo, conectando culturas por um mundo mais unido". A idéia é mostrar, por meio da exposição, todas as formas de conexão entre as diferentes partes do mundo, desde as próprias estradas e os aviões, pelos quais as pessoas vão de um lugar para outro, até o contato virtual. "Todos os caminhos para os países se conhecerem e ficarem mais próximos", diz Farida. A história das "estradas do mundo", segundo material de divulgação do governo marroquino, também reflete a história da humanidade.
A Exposição Internacional abriga estandes de todos os países membros do BIE. Entre os países árabes, também integram o BIE Argélia, Jordânia, Líbano, Mauritânia, Omã, Catar, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e Iêmen. A expectativa Do Marrocos é que a edição de 2012 atraia cerca de seis milhões de visitantes.
O ministro Mezouar e o prefeito de Tânger vão visitar também outros países da América do Sul, integrantes do BIE, para pedir apoio à candidatura: Argentina, Uruguai, Peru e Venezuela. Mezouar e Derham devem ter também outras atividades, que estão sendo preparadas pela embaixada do Marrocos em Brasília, durante sua permanência no Brasil.

