São Paulo – O Marrocos tem interesse em produzir etanol e quer a ajuda do Brasil nessa área. O assunto foi discutido ontem (24), em Rabat, pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, com a ministra marroquina da Energia, Minas, Água e Meio Ambiente, Amina Benkhadra.
Segundo informações do Itamaraty, o ambiente semi-árido do Marrocos não é ideal para o plantio de cana-de-açúcar, então o governo local quer avaliar a possibilidade de utilizar outra planta para produzir etanol.
Os marroquinos buscam a experiência de décadas do Brasil na área e a ministra foi convidada a vir ao país para ver in loco o funcionamento do setor.
Ainda na seara da energia, Amorim e Amina falaram sobre cooperação da Petrobras na exploração de petróleo na costa marroquina e na produção de óleo a partir de xisto betuminoso no país árabe. O intercâmbio na área de xisto já está em andamento.
Com o ministro da Economia e Finanças, Salaheddine Mezouar, o chanceler brasileiro falou sobre o acordo comercial que o Mercosul começou a negociar com o país árabe no segundo semestre de 2004.
Segundo informações do Itamaraty, os dois ministros esperam que as tratativas avancem bem nas próximas rodadas de negociação. A idéia é inicialmente ter um tratado de preferências tarifárias fixas, para depois avançar rumo a um acordo de livre comércio.
Mezouar, de acordo com o Itamaraty, demonstrou ainda muito interesse no Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo brasileiro.
Amorim esteve também com o primeiro-ministro marroquino, Abbas El Fassi. Eles conversaram sobre questões de política internacional e regional, especialmente sobre a questão do Saara Ocidental, território sob domínio do Marrocos que é alvo de discórdia com a Argélia.
Eles falaram ainda sobre o bom momento das economias dos dois países e também sobre a questão do etanol.
O Marrocos é a segunda parada de um giro que o chanceler brasileiro faz pelo Norte da África, que começou na Argélia e vai terminar na Tunísia. Hoje ele assina oito acordos com o ministro dos Assuntos Estrangeiros e da Cooperação, Taieb Fassi Fihri, em áreas como saúde, meio ambiente, cooperação agrícola e inspeção animal. Amorim participará ainda do encerramento da reunião da Comissão Mista Bilateral Brasil-Marrocos.

