São Paulo – Empresas brasileiras poderão conhecer as oportunidades para se instalarem no Marrocos no encontro Casablanca Finance City: Your Base Camp for Africa, que ocorre na próxima terça-feira (01), na capital paulista. A organização é da Casablanca Finance City Authority em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O objetivo da Casablanca Finance City (CFC), que é um polo empresarial e financeiro marroquino, é atrair empresas brasileiras.
“A Casablanca Finance City é um dos principais polos empresariais e financeiros pan-africanos. Casablanca é uma verdadeira plataforma regional entre a África e o resto do mundo, como mostrado no último ranking Global Financial Centres Index. Hoje, ela ocupa a primeira posição no continente e a 30ª globalmente. Nesse contexto, a CFC dá aos investidores internacionais e às empresas um ponto chave de acesso, estável e confiável, aos mercados africanos, ao mesmo tempo em que oferece a eles diversas vantagens ao realizar negócios, incentivos fiscais, um ecossistema dinâmico, etc.”, explicou Najwa El Iraki, chefe de Desenvolvimento de Negócios da CFC, em entrevista por e-mail à ANBA. O ranking citado mostra Casablanca como primeiro centro financeiro da África. El Iraki fará palestra no encontro em São Paulo.
Segundo El Iraki, o polo marroquino conta hoje com mais de cem empresas de diferentes setores, como infraestrutura, tecnologia da informação e da comunicação, energia, serviços de consultoria e serviços financeiros. “Os membros da CFC incluem empresas como Ford, Nestlé, Jacobs (engenharia), AIG (seguros) Banco da China, Baker & Mckenzie (escritório de advocacia) e Wendel (gerenciamento de ativos), entre outros”, destacou a executiva.
As empresas presentes na CFC são de países da Europa, América, África, Ásia e Oriente Médio. De acordo com El Iraki, ainda não há companhias brasileiras no local, “mas existem discussões em andamento com algumas”.
“Graças aos laços sociais, políticos e econômicos que ligam Brasil e Marrocos, e graças ao alinhamento estratégico de ambos os países em relação à África, acreditamos que a CFC pode ser a plataforma ideal para as empresas brasileiras que buscam acesso aos mercados africanos que vêm crescendo rapidamente, incluindo mercados chaves para o Brasil no norte, centro e oeste da África”, ressaltou El Iraki.
De acordo com a executiva, as empresas instaladas na CFC se encaixam em quatro categorias: instituições financeiras, sedes regionais de corporações multinacionais, empresas de investimentos e prestadores de serviços corporativos.
Para Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, “é importante o Marrocos estar no radar das empresas brasileiras porque o país pode ser uma plataforma de acesso para se atingir outros mercados”.
O executivo lembra ainda que o Marrocos possui acordos comerciais com diferentes blocos e países como a União Europeia, Islândia, Noruega, Liechtenstein, Suíça, Argélia, Bahrein, Egito, Iraque, Kuwait, Jordânia, Líbano, Líbia, Omã, Palestina, Catar, Arábia Saudita, Tunísia e Emirados Árabes Unidos, entre outros.
Além de promover o evento em São Paulo, a delegação da CFC também terá encontros com empresas no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu.
Serviço:
Encontro "Casablanca Finance City: Your Base Camp for Africa"
Dia 01 de novembro, das 10h30 às 12h
Local: Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Avenida Paulista, 326, 11º andar – São Paulo
Inscrições pelo link: www.ccab.org.br:81/emailmkt/CadastrosEventos/Palestra/insc1.asp
Participação gratuita
Em caso de dúvidas, entrar em contato com Steffani Novais pelo telefone 11 3147-4131 ou pelo e-mail snovais@ccab.org.br.