São Paulo – A quantidade de brasileiros que viaja ao Marrocos está crescendo ano a ano e deverá aumentar mais. O Escritório Nacional de Turismo do Marrocos participa da 43ª Abav – Expo Internacional do Turismo, em São Paulo, para apresentar os cartões postais e opções de lazer do país e atrair mais operadores e turistas. O objetivo das autoridades locais é que o volume de visitantes do Brasil não pare de aumentar. A feira termina neste sábado (26).
De acordo com o diretor adjunto do Escritório Nacional de Turismo do Marrocos, Fouad Bouchama, desde que a companhia aérea Royal Air Maroc retomou seus voos ao Brasil, em dezembro de 2013, a quantidade de brasileiros no país cresce 35% ao ano. Só no ano passado, foram 27 mil visitantes, segundo o executivo. O Marrocos recebe mais de 10 milhões de estrangeiros anualmente, a maioria da França, Espanha, Itália e Rússia.
A Royal Air Maroc voou entre Casablanca e o Rio de Janeiro até 1991, quando os voos foram interrompidos. Desde 2013, a empresa passou a operar a rota entre Casablanca e São Paulo duas vezes por semana. No começo deste ano, a frequência passou a três voos semanais entre as duas cidades.
De acordo com o diretor-geral da Royal Air Maroc no Brasil, Mehdi El Yaalaoui, a empresa está ampliando sua frota para aumentar a frequência para São Paulo. Até o fim do primeiro semestre de 2016, deverão ser quatro voos semanais. Em setembro do ano que vem, outro avião deverá ser incorporado a esta rota. A meta da companhia é ter voos diários ao Brasil.
Segundo Bouchama, o Marrocos está investindo nos turistas brasileiros porque o mercado do País tem potencial e porque geralmente os brasileiros que viajam à nação árabe visitam outros destinos na mesma viagem. Entre as ações de promoção que estão sendo realizadas pelo escritório turístico estão tours com jornalistas e operadores de turismo.
“As viagens dos brasileiros são longas e uma característica muito peculiar deste público é que os brasileiros sempre visitam diversos destinos em uma mesma viagem. Eles geralmente vão à França, Espanha e Itália quando também visitam o Marrocos. É uma oportunidade e uma opção para atrairmos mais brasileiros”, disse Bouchama à ANBA na sexta-feira (25) no estande marroquino na Abav. Ele disse que os brasileiros sempre querem conhecer as cidades imperiais de Fèz e Marrakesh, além do deserto.
Bouchama afirmou que a atual crise econômica brasileira, que atinge o mercado turístico por causa da alta do dólar, é um desafio. No entanto, não deverá prejudicar os planos marroquinos. “Cerca de 80% da nossa infraestrutura hoteleira e turística é formada por hotéis de quatro e cinco estrelas, e não tem foco em pacotes turísticos de massa. Então, acho que o impacto não será tão grande”, disse.
Emirados
A empresa North Tours, com sede em Dubai, também participa da Abav. A gerente de relacionamento, Renata Masf, afirmou que a procura por pacotes para os Emirados Árabes Unidos está abaixo da observada no ano passado, mas, mesmo assim, ainda há uma boa demanda.
“O câmbio está enfraquecendo a busca por destinos internacionais, mas os Emirados Árabes Unidos são um destino exótico e sua localização estratégica tem trazido um desempenho bom, mesmo com a retração do mercado”, disse Masf. Ela observou que muitos dos visitantes de Dubai e de Abu Dhabi são turistas de negócios ou passageiros que voam para os aeroportos da região para fazer conexão para destinos na Ásia. Por causa desta característica, mesmo os preços elevados do dólar em relação ao real têm impacto menor na procura por pacotes turísticos.
“O destino é bom tanto como parada final como para quem vai seguir viagem, pois o preço da passagem aérea é o mesmo e, se a pessoa quiser ficar alguns dias nos Emirados, só irá pagar o preço do hotel, que é baixo. Mas, realmente, como destino de lazer, há uma procura menor por causa da retração do mercado”, afirmou o gerente de desenvolvimento de mercado para a América Latina da North Tours, Alexandre Pires.
Entre os países árabes, a Palestina também tem um estande próprio no evento. Na quinta-feira (24), a ministra do Turismo e Antiguidades da Palestina, Rula Maayaa, participou da inauguração da mostra.
Serviço
43ª Abav – Expo Internacional do Turismo
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo – SP
Até sábado (26), das 12 às 20 horas
Informações: www.abavexpo.com.br


