Maghreb Arabe Presse*
Rabat – Cerca de 7,45 milhões de turistas visitaram o Marrocos em 2007, um aumento de 13% em comparação com o ano anterior. Esses turistas geraram ao país receitas de aproximadamente US$ 7,7 bilhões, segundo informações do ministro marroquino do Turismo e Artesanato, Mohamed Boussaid.
O número de noites dormidas nos hotéis do país alcançou 16,9 milhões no ano, um aumento de 3% na comparação com 2006, declarou Boussaid em uma entrevista coletiva realizada para apresentar o balanço do setor em 2007.
O maior número de visitantes veio da França, foram 2,85 milhões de pessoas. Depois vieram os espanhóis (1,6 milhão), os belgas (431 mil), os britânicos (419 mil), os italianos (370 mil), holandeses (361 mil) e alemães (296 mil).
Exceto pelas cidades de Ouarzazate, que teve uma queda de 3% no número de turistas estrangeiros, e Agadir, onde o número permaneceu estável, todos os outros destinos receberam mais visitantes. A Cidade que apresentou o maior crescimento foi Casablanca, com 9% de aumento, seguida por Fez (8%), Rabat (5%), Marrakech (5%) e Tânger (3%).
Segundo o ministro, o turismo se transformou na principal fonte de investimentos e criação de empregos do país, além de promover o desenvolvimento sustentável. O turismo já responde por 8% do PIB marroquino.
O país do Norte da África tem como meta a atração de 10 milhões de turistas anuais até 2010. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma estratégia chamada "Visão 2010", que prevê a criação de 160 mil leitos, elevando a capacidade do país para 230 mil leitos. Também é estimada a criação de 600 mil novos postos de trabalho.
Marrocos
O Marrocos é conhecido internacionalmente pelo turismo. Além de ter metade do seu território situado no deserto Saara, o país africano possui 1,1 mil quilômetros de litoral dividido entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.
Casablanca, a capital financeira do país, que passou a habitar o imaginário mundial depois que foi tema do filme estrelado por Humphey Bogart e Ingrid Bergman, em 1942, fica na costa do Atlântico. Tânger, assim como Meknes e Marrakech, são outras importantes cidades turísticas marroquinas. Com 16 quilômetros de belas praias, Tânger atrai intelectuais e artistas do mundo inteiro.
Outras atrações turísticas são as históricas muralhas construídas ao redor das cidades. Por separar dois mares e ser vizinho da Europa, o Marrocos foi alvo de diversas invasões em séculos passados, o que fez os habitantes protegerem suas cidades com muros. Meknes, por exemplo, ainda mantém uma muralha com 25 quilômetros de extensão e 15 metros de altura ao seu redor, motivo de curiosidade para os turistas.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

