São Paulo – O Banco Mundial anunciou na sexta-feira (21) que executou um swap de 1 US$ bilhão para o Marrocos por euros. O swap é utilizado por países e empresas para se proteger de variações cambiais. O país pode trocar o rendimento em câmbio por outro em juros fixos ou o uma moeda por outra. Ele faz essa operação comum banco, que assume o risco. No caso marroquino, o Banco Mundial ficará com os dólares obtidos em uma emissão de títulos.
Segundo o comunicado divulgado pelo Banco Mundial essa transação irá proteger o Marrocos das flutuações do dólar em relação ao euro. Além disso, a operação irá reduzir o risco da dívida marroquina.
A vice-presidente e tesoureira do Banco Mundial, Madelyn Antoncic afirmou que a instituição tem observado uma “mudança” de cultura de muitos países em relação às oscilações em moeda estrangeira. De acordo com Antoncic, os países têm se protegido dos riscos “antes que eles se materializem” em vez de reagir aos “choques” depois que eles acontecem.

