São Paulo – O Marrocos é o segundo país do mundo onde o número de usuários da internet mais cresce. Na nação árabe, o crescimento foi de 56,2% ao ano entre 2000 e 2008. O primeiro é Paquistão, onde a quantidade de pessoas que usam a internet avançou 57,5%.
Os dados fazem parte de um estudo da Everis, consultoria internacional, e da Escola de Negócios da Universidade de Navarra, na Espanha, tendo como base as estatísticas da União Internacional das Telecomunicações (ITU).
Estes não são, porém, segundo o levantamento, os locais onde há mais usuários de internet. O maior volume se concentra na China, com 285 milhões, seguida de Estados Unidos, com 234,4 milhões, Japão, com 89 milhões, e Índia, com 86,2 milhões.
O Brasil é o quinto país do mundo com maior número de pessoas que navegam pela rede. No Brasil, o ritmo de crescimento de usuários, entre os anos 2000 e 2008, foi superior a 40% ao ano. Um em cada dez dos 1,6 bilhão de usuários da internet no mundo está na América Latina.
De acordo com o estudo, no ano passado, 62% dos acessos à internet no mundo foram feitos por banda larga. Na América Latina esse percentual foi de 79,2% e no Brasil 84,9%. No estudo foram avaliado 44 países.

