São Paulo – A Fipar Holding, subsidiária da companhia marroquina Caisse de Depot et de Gestion (CDG), terá 47,6% de participação na futura unidade da marca francesa de automóveis Renault em Tânger, no país árabe. As informações foram publicadas na imprensa africana e também divulgadas pela própria CDG. De acordo com a empresa marroquina, a medida faz parte do compromisso da companhia de garantir a instalação do complexo industrial, que está sendo chamado Renault Tânger Mediterrâneo.
A Renault já tem uma unidade produtiva no Marrocos, na cidade de Casablanca, e a nova planta vai permitir que a montadora complete a sua produção local de veículos econômicos da plataforma Logan. A planta demandará um investimento de 600 milhões de euros e vai criar seis mil empregos diretos, além de 30 mil indiretos. A unidade ficará em um terreno com 314 hectares e terá capacidade produtiva de 400 mil veículos ao ano. Para 2012, ano do início da operação, porém, está prevista a fabricação de 170 mil unidades.
A iniciativa acaba, segundo notícias da imprensa local, com dúvidas sobre a continuidade do projeto no Marrocos, já que a Nissan, parceira da Renault, suspendeu os investimentos no começo deste ano. A Renault é líder no mercado marroquino de automóveis, com vendas de cerca de 30 mil veículos ao ano e participação de 16,9%. As vendas de veículos, no país árabe, alcançam cerca de 100 mil unidades ao ano e o número de automóveis em circulação no Marrocos é de 1,5 milhão, com idade média de nove a dez anos.
A CDG, dona da Fipar, é uma instituição financeira pública do Marrocos. Ela foi criada em 1959 e tem como função receber, armazenar e gerir recursos de poupança. A companhia tem 35% do estoque de poupança local e gera 100 bilhões de dihrans (US$ 12 bilhões). A CDG também é o principal investidor institucional do país. Além de investimento direto, faz investimentos na economia por meio de suas filiais e subsidiárias, que atuam em vários setores. Um dos objetivo da instituição é colaborar para o desenvolvimento do Marrocos.

