São Paulo – O Centro de Promoção para as Exportações do Marrocos (Maroc Export) realizou nesta quarta-feira (02), em São Paulo, o Fórum de Negócios Marrocos – Brasil para promover o encontro entre representantes de associações de classe marroquinas e empresas brasileiras. No evento, organizado pelo órgão marroquino e pela Câmara de Comércio França Brasil (CCFB), foi discutida a possibilidade de avanço dos negócios entre os dois países.
De acordo com o secretário-geral do Maroc Export, Zouhair Triqui, esta é a primeira ação do órgão no Brasil e o objetivo é ampliar as relações comerciais. “É a primeira missão que fazemos no Brasil, formada por instituições públicas e privadas, para identificar os interlocutores brasileiros e desenvolver negócios e parcerias”, afirmou.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira mostram que o Brasil é o terceiro maior destino das exportações marroquinas, atrás de Espanha e França. No entanto, é apenas o 19º fornecedor do país do Norte da África.
Em 2014, a corrente comercial entre Brasil e Marrocos foi de US$ 1,8 bilhão. O Brasil exportou US$ 568 milhões e importou US$ 1,249 bilhão. O Brasil enviou ao Marrocos, principalmente, açúcar, aviões, soja em grãos e semente de soja. Os marroquinos exportaram, em sua maioria, adubo e combustíveis.
Na avaliação de Triqui, o intercâmbio comercial entre os países está aquém do seu potencial. “O que temos hoje (de trocas comerciais) não reflete o potencial das relações entre o Brasil e o Marrocos. Nós queremos que exista um aumento delas e também uma diversificação da pauta de produtos. Desejamos que outros encontros ocorram em consequência dessa visita ao Brasil”, disse.
O diretor geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, apresentou no evento as informações sobre o intercâmbio comercial entre os dois países. Ele também indicou setores em que há oportunidades de negócios, sobretudo o de alimentos. Segundo Alaby, as empresas marroquinas podem ter resultados positivos ao participar de feiras, entre elas a Apas, que será realizada no primeiro semestre de 2016 em São Paulo e reúne as maiores empresas que atuam no setor de supermercados.
A diretora-executiva da CCFB, Sueli Lartigue, lembrou da crise econômica que o Brasil enfrenta em 2015, assim como as perspectivas de que o País não deverá ter crescimento em 2016. Ela, porém, observou que é nos momentos de crise que surgem oportunidades. “As empresas precisam aproveitar as chances que surgirem”.
Participaram do evento, entre outras, a Associação Marroquina da Indústria Farmacêutica, Associação das Empresas do Setor Audiovisual, Associação Marroquina dos Exportadores e Federação das Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços Marroquinas. Também foram ao evento representantes de empresas dos setores bancário e farmacêutico, entre outros. Além do seminário, que ocorreu pela manhã, estavam previstas rodadas de negócios na parte da tarde.


