São Paulo – Dois marroquinos estarão entre os atletas que vão disputar a 86º edição da corrida São Silvestre, na capital paulista, na próxima sexta-feira (31). De acordo com informações da organização da competição, os marroquinos Abderrahime Bouramdane e Mohamed El Hashimi estarão entre os 14 atletas internacionais que vão participar do evento.
Bouramdane é da cidade de Fez e começou sua carreira de maratonista em 1993, inspirado em outro marroquino, Abdessalem Rhadi, que conquistou medalha de prata em 1960 na Maratona Olímpica de Roma. Aos 32 anos, Bouramdane foi campeão da Maratona de Túnis, na Tunísia, em 2004, na Maratona de Marrakesh, no Marrocos, em 2005, e na Maratona de Ottawa, no Canadá, em 2006.
O outro marroquino que vai concorrer, El Hashimi, foi campeão das provas de dez quilômetros de Kaatsheuvek e Neerpelt, na Holanda, em 2008. Com 30 anos de idade, também conquistou outras colocações importantes em maratonas internacionais, duas delas neste ano: vice-campeonato em Ottawa, no Canadá, e em Seul, na Coréia do Sul.
Entre os estrangeiros que vão participar da São Silvestre, dez são homens e quatro são mulheres. Desde 1991, quando a prova passou a ter 15 quilômetros, atletas de fora já venceram 14 vezes na corrida masculina e 15 vezes na feminina.
O principal nome estrangeiro que participa neste ano da competição é James Kwambai, queniano, atual bicampeão. Em novembro, o atleta conseguiu a quinta colocação na Maratona de Nova York, nos Estados Unidos. Alice Timbilili, campeã da São Silvestre de 2007, também do Quênia, é o principal nome feminino entre as estrangeiras.

