Abu Dhabi – A zona franca da Masdar City, em Abu Dhabi, destinada ao ramo de energias limpas e renováveis, vai começar a operar em junho de 2009. A informação é do site do jornal Khaleej Times, de Dubai. Segundo o diário, houve uma resposta positiva de empresas internacionais do setor ao empreendimento e mais de 100 companhias demonstraram interesse em abrir escritórios no local.
Em entrevista ao jornal, Khalid Awad, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da Abu Dhabi Future Energy, empresa responsável pela iniciativa Masdar, declarou que até o final do ano mais de 100 companhias devem obter licenças para operar na zona franca.
Muitas dessas empresas, de acordo com o Khaleej Times, estão em fase final de aprovação para começar a operar no dia 01 de junho. A Masdar City é o projeto de uma cidade inteira “verde”, ou seja, sem emissão de poluentes e agressão ao meio ambiente.
Na zona franca, as empresas podem montar seus escritórios e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento para atender clientes do mundo todo. A Masdar City inclui também o Instituto Masdar para Ciência e Tecnologia (Mist), projeto desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que oferecerá programas de graduação e pós-graduação.
Fazem parte do projeto ainda indústrias de tecnologia, uma fábrica de painéis solares, hotel e edifícios comerciais. A Masdar City, primeira zona franca de Abu Dhabi, adquiriu um edifício onde as novas empresas vão operar temporariamente até que o empreendimento esteja em operação plena, segundo Awad.
As companhias que já pediram licenças vão operar nos setores de água, eficiência energética, tecnologias da informação e comunicação, mudanças climáticas, biodiversidade, reciclagem, financeiro, legal, edificações “verdes”, transporte sustentável, engenharia, construção, entre outros.
*Tradução de Mark Ament

