Abu Dhabi – Em 2008, quando meio ambiente não era assunto em alta, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, começava a ser construída a primeira cidade sustentável do país. Hoje, quinze anos depois, a mudança climática é uma preocupação mundial e a Masdar City acumula larga experiência em tentar fazer caber a sustentabilidade na vida real de uma população. O empreendimento entrou agora na fase dos edifícios net zero.
Falando a grupo de jornalistas brasileiros que visitou a projeto nesta terça-feira (12), o diretor associado de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (CSR) da Masdar City, Chris Wan (foto acima), contou que o local tem cinco construções com proposta de ter zero emissão de carbono. Duas estão concluídas, duas estão em edificação e neste mês foi anunciada também a criação de uma mesquita com compensação total de emissões.
Sobre os edifícios, o executivo Chris Wan explica que net zero significa que eles terão produção de energia solar, que é limpa, maior ou igual ao seu consumo de eletricidade e de refrigeração pelo período de um ano. Painéis solares serão instalados no teto ou nas áreas de paisagismo dos prédios para gerar a energia sustentável.
O lançamento do projeto da mesquita foi recebido com entusiasmo pela população dos Emirados Árabes Unidos, pois essa será a primeira do país e da região com proposta net zero. Quando foi anunciada, o chefe de Design da Masdar City, Lutz Wilgen, disse para a mídia local que após meses de colaboração e consultoria, foi criado para a mesquita design que combina beleza, significado cultural, funcionalidade e sustentabilidade.
Como foi pioneira, na época em que a Masdar City foi lançada nem todas as tecnologias e soluções atuais de sustentabilidade existiam ou estavam disponíveis. Wan relata que muitos profissionais estão no empreendimento há muito tempo e que com isso foram evoluindo e experimentando tentando descobrir a melhor maneira de construir de forma sustentável. O objetivo é ser referência para o desenvolvimento sustentável do futuro.
Um dos focos da Masdar é o design ambiental, construir com arquitetura que propicie o menor consumo de energia possível, seja por aproveitar a circulação dos ventos da melhor maneira ou colocar o prédio em altura do solo que favoreça a ventilação, entre outras possibilidades. Mas também estão no cerne da proposta de design da cidade os aspectos sociais, a habitabilidade e o modelo econômico ou viabilidade comercial dos empreendimentos.
Wan afirma que ouve há muito tempo que sustentabilidade é uma grande ideia, mas que custa muito dinheiro e não pode ser implementada. “Nós queremos ser catalisadores da mudança, nós temos que resolver o relacionamento entre o design ambiental e o mundo das finanças orçamentárias”, afirma. A ideia é equacionar a questão e nisso também servir de modelo para ser escalado. A Masdar City já uma referência para os demais países. Só neste ano 250 delegações visitaram o empreendimento em busca das suas experiências, segundo Wan.
A jornalista viajou a convite da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil