São Paulo – A Abu Dhabi Future Energy Company (Masdar), estatal de Abu Dhabi que pretende ser líder mundial no desenvolvimento de energias alternativas, adquiriu na semana passada participação de 120 milhões de euros (US$ 175 milhões) na WinWinD Oy, fabricante finlandesa de turbinas eólicas, segundo nota publicada pela empresa européia.
A WinWinD desenha, desenvolve e fabrica turbinas eólicas com capacidade de geração de um e três megawatts. Ela tem sede em Helsinki, na Finlândia, e filiais em Oulu, também na Finlândia, e em Chennai, na Índia. Após o aporte de capital da Masdar, a WinWinD pretende montar uma unidade em Abu Dhabi. Os recursos também serão utilizados para ingressar em novos mercados e expandir as operações do grupo na Índia, ganhando assim melhores condições para competir no mercado global.
"Geração eólica tem participação fundamental na energia alternativa, pois hoje já é economicamente viável", disse o CEO da Masdar, Sultan Al Jaber. "A WinWinD está em uma fase interessante e vai se transformar em uma empresa global, servindo a importantes mercados, como o escandinavo, americano, europeu e asiático", acrescentou.
As turbinas da WinWinD são de baixa rotação, permitindo com que sejam usadas em locais com ventos de baixa velocidade, ao mesmo tempo em que geram altos volumes de energia, têm longa vida útil e requerem pouca manutenção.
A aquisição faz parte da estratégia da Masdar de participar em todos os mercados de energia renovável. A empresa árabe terá três vagas no conselho de diretoria da WinWinD e vai trabalhar com a sócia majoritária, a indiana Sterling Infotech Group, para expandir a participação nos mercados europeu, do Oriente Médio e indiano.
"Para a WinWinD, esse investimento demonstra a alta qualidade do know-how finlandês na tecnologia de geração eólica e a crescente demanda global por energias alternativas", disse o CEO da WinWinD, Lassi Noponen. "O acordo cria uma base sólida para prosseguir com o desenvolvimento de nossa empresa. A participação e investimento da Masdar nos fornecerão uma plataforma para sucesso futuro", acrescentou.
Em maio deste ano, conforme noticiado pela ANBA, a Masdar anunciou outro grande projeto no setor de energia alternativa. A organização anunciou o investimento de US$ 2 bilhões na construção de duas fábricas de painéis solares, denominadas Masdar PV. A primeira fábrica, na Alemanha, deve entrar em operação em 2009 e a segunda, em Abu Dhabi, deve começar a operar em 2010. As duas fábricas fornecerão células fotoelétricas para uso na Masdar City, cidade com emissão zero de gás carbono que a empresa está desenvolvendo no emirado.
*Tradução de Mark Ament

