São Paulo – A Masdar Clean Energy, companhia de energia renovável de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou sua participação na primeira usina de geração de energia eólica de grande porte da Jordânia. Este será o primeiro investimento da estatal fora dos Emirados. As informações foram divulgadas no site do jornal The National, também de Abu Dhabi.
A companhia de Abu Dhabi detém uma participação de 31% na Jordan Wind Project Company (JWPC), que anunciou na última quarta-feira (27) a construção de um parque eólico de 117 megawatts, com 38 turbinas, na província de Tafila, no sul da Jordânia. O projeto foi aprovado na semana passada pelo governo jordaniano, que assinou um contrato de compra da energia que será produzida no parque. O contrato tem duração de 20 anos e é o primeiro do tipo voltado para a energia renovável no país.
A energia gerada pelo novo parque será vendida à National Electric Power Company (Nepco), companhia elétrica estatal do país. Após o término das obras, o parque em Tafila deverá gerar 400 gigawatts/hora de eletricidade por ano, evitando a emissão de 235 mil toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera.
O parque eólico deverá aumentar a capacidade total de geração de energia da Jordânia em 3%. O governo do país está buscando diversificar sua matriz energética para compensar a escassez de recursos naturais e o alto custo do petróleo e do gás natural. De acordo com o The National, a demanda por eletricidade no país deverá crescer cerca de 5% ao ano até 2020. O consumo médio per capita é de 2,237 mil kilowatts/hora, segundo a Comissão Reguladora de Energia do país.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

