São Paulo – A Masdar, companhia de projetos sustentáveis dos Emirados Árabes Unidos, assinou no domingo (30) um acordo com o Crescente Vermelho do país, organização equivalente à Cruz Vermelha em nações muçulmanas, para fornecer serviços básicos, como eletricidade e água, nos locais onde a organização humanitária atua. As informações foram divulgadas em nota pela Masdar.
Com o convênio, a Masdar irá desenvolver, construir e colocar em operação diversos projetos de energia solar, como sistemas elétricos residenciais, bombeamento de água e dessalinização de água do mar.
O Crescente Vermelho vai apresentar à Masdar uma lista de seus projetos, identificando seus potenciais e usuários. Por sua parte, a Masdar irá desenvolver e fornecer todas as soluções de energias renováveis para estes projetos.
De acordo com o site do Crescente Vermelho, além dos Emirados, o grupo atua em países como Palestina, Iêmen, Paquistão, Sudão, Síria, Líbano, Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maldivas.
“Hoje, o rápido desenvolvimento das tecnologias de energias renováveis está criando novas oportunidades de aplicação das fontes solar e eólica. Para comunidades com poucos serviços e em países com incertezas econômicas, fornecer o acesso à energia sustentável pode significar uma melhoria econômica e criar trajetórias de progresso”, destacou Sultan Ahmed Al Jaber, CEO da Masdar, de acordo com a nota divulgada pela empresa.
“Esta cooperação destaca o papel crescente que a energia renovável pode exercer na ajuda a comunidades com poucos serviços e estabelecer caminhos para o desenvolvimento econômico”, afirmou Mohammed Atiq Al Falahi, secretário-geral da Autoridade do Crescente Vermelho dos Emirados.


