Da redação
Brasília – Será inaugurada amanhã (5) em Alto Araguaia, no Mato Grosso, mais uma unidade industrial de processamento de soja, com capacidade para beneficiar 990 mil toneladas por ano, informou o Ministério da Integração Nacional.
Será instalada na região uma fábrica da Coinbra da Amazônia S.A., empresa que está entre os 15 maiores exportadores brasileiros, com investimentos na produção de soja, de óleo vegetal e de suco de laranja.
O Ministério informou ainda que foram investidos R$ 132 milhões no empreendimento, financiado com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do governo. Estima-se que a unidade irá produzir 719 mil toneladas de farejo de soja e 173 mil toneladas de óleo refinado e gerar 169 empregos diretos.
A fábrica será instalada nas proximidades de terminal da Ferrovia Ferronorte, que permite acesso ao Porto de Santos. O Centro-Oeste vem despontando como nova fronteira agrícola do país, exportando principalmente produtos no complexo soja.
No ano passado, o produto foi responsável pelos aumentos de 181% e 70% das exportações de Tocantins e Goiás, respectivamente. A região ampliou as vendas externas em 33%, a maior alta do país.

