São Paulo – O presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Cheikh El-Ghazouani, lançou na segunda-feira (25) o projeto de ampliação de áreas cultiváveis e extensão da hidrovia Djeo-Ankalak-Konde, na região de Dar el Barka, no sul do país do Norte da África.
De acordo com informações da Agência Mauritana de Informação (AMI), o projeto prevê o desenvolvimento de uma área de 1.575 hectares e a limpeza e ampliação de 25,5 quilômetros da Hidrovia Konde-Djeo-Ankalak-Konde. O objetivo do projeto é garantir o acesso de grupos vulneráveis a terras agrícolas e ampliar a produção nacional de alimentos, sobretudo arroz e legumes.
O projeto será dividido em duas etapas: a primeira, de desenvolvimento dos 1.575 hectares de plantio, será realizada em 16 meses. A segunda, de limpeza e remodelação da hidrovia, irá demorar outros 12 meses. Nos dois casos, as obras não serão realizadas durante o inverno. O investimento previsto é de 34 milhões de euros, financiados pelo governo local e pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (IsDB).
Leia também:
Mauritânia aprova marco legal do hidrogênio verde