São Paulo – O primeiro conselheiro da embaixada da Mauritânia em Brasília, Moulaye Mohamed Ould Moulaye, visitou a Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta quarta-feira (21) para discutir formas de ampliar o comércio entre seu país e o Brasil.
Em encontro com o CEO da Câmara Árabe, Michel Alaby, Moulaye disse que a Mauritânia tem projetos que podem interessar às companhias brasileiras. O país de aproximadamente três milhões de habitantes está, por exemplo, com licitação aberta para construção de um aeroporto.
“Acredito que é possível aumentar a troca de produtos entre os dois países. Então, queremos trabalhar para nos aproximar do Brasil, de forma que isso seja benéfico para os dois lados”, afirmou Moulaye. Em dezembro de 2011, Alaby visitou a Mauritânia com o objetivo de encontrar oportunidades para empresas brasileiras.
Alaby afirmou que a Mauritânia oferece muitas possibilidades. “Eles têm grandes depósitos de minério de ferro, cimento, gás, petróleo. No entanto, precisam desenvolver a infraestrutura e nós podemos ajudá-los”, afirmou Alaby. Durante a visita à Câmara Árabe, Moulaye conheceu o departamento que certifica produtos exportados para os países árabes.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil exportou o equivalente US$ 39,4 milhões à Mauritânia. O açúcar foi o principal produto exportado e respondeu por 80,1% das remessas, seguido de trigo, carne de frango e pneus. O país africano ainda não vendeu nada ao Brasil em 2012.

