São Paulo – A Mauritânia fez neste mês operações dentro da campanha nacional de semeadura aérea 2024. O objetivo é restaurar a cobertura vegetal no país, estabilizar as dunas e proteger as terras do país de forma sustentável, segundo notícia publicada na agência estatal Mauritanian Information Agency (AMI).
Autoridades presentes no lançamento da campanha deste ano informaram que os desertos e solos áridos ocupam a maior parte do do território do país e que a área com florestas recuou nos últimos anos, defendendo a necessidade de que algo seja feito para que a situação não se torne irreversível.
A campanha de semeadura área vem justamente de encontro com essa preocupação. O termo se refere ao plantio realizado por dispersão de sementes e mudas em áreas extensas e de difícil acesso através de aeronaves. A Mauritânia faz esse tipo de semeadura há alguns anos, colhendo resultados na área.
Esforço conjunto
A operação foi lançada em 08 de agosto no Quartel-General do Comando do Estado-Maior da Força Aérea no Aeroporto Internacional de Nouakchott Oumtounsi, com previsão de durar cinco dias. A campanha reúne esforços de órgãos públicos como ministérios da Defesa e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Leia também:
G20: Mauritânia chefia delegação da União Africana