São Paulo – A Câmara Municipal de Valinhos, no interior de São Paulo, homenageou na noite de quarta-feira (10) o médico palestino Abdel Latif Hasan. Ele recebeu o título de cidadão honorário da cidade. A cerimônia contou com a presença do embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben.
“O fato de que um palestino é homenageado, para nós, como patriotas, como políticos, nos satisfaz”, disse o diplomata, de acordo com comunicado divulgado pela Câmara Municipal. “Estamos aguardando que a Palestina, esta terra que deu tanto à humanidade, tenha seus direitos e tenha seu território. O fato de termos um homenageado de nosso povo em Valinhos nos dá alento, nos dá esperança de que a história vai nos dar nossa independência e nossa soberania”, acrescentou.
O presidente da Câmara, Lourivaldo Messias (Pros), autor da homenagem declarou que “todos os homenageados da noite eram grandes merecedores da honraria”. Além do médico, foram homenageados dois ex-vereadores, Sebastião Maria e Miguel Moreira.
Para o prefeito da cidade, Clayton Machado, que também participou da cerimônia, “a história dos três se mistura em uma única frase: o amor que superou todas as barreiras e todas as dificuldades”. “O povo de Valinhos é um povo ordeiro, amável e aqui temos muitas pessoas de bom coração como vocês”, declarou ele, de acordo com o comunicado.
Abdel Latif Hasan nasceu na aldeia de Batir, localizada ao lado de Belém, na Cisjordânia. Ele veio para o Brasil em 1992 e trabalha na Santa Casa de Valinhos como plantonista e coordenador da UTI Adulto. Segundo a Câmara Municipal, a homenagem é um reconhecimento dos “relevantes serviços prestados pelo médico à saúde dos valinhenses”.


