São Paulo – Médicos especialistas de cinco países do Oriente Médio irão participar do 21º Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia de Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO 2016), que ocorre de 28 de setembro a 01 de outubro no Rio de Janeiro. O evento contará com um painel totalmente dedicado às apresentações dos médicos das nações árabes no dia 30 de setembro.
“Eles (o Oriente Médio) têm um perfil de população que tem muitos diabéticos e hipertensos”, destaca Carlos Aurélio Schiavon, coordenador da Comissão de Trabalhos Científicos do IFSO 2016 e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Segundo o especialista, a alta incidência de diabéticos entre os árabes está relacionada ao perfil da população. “É uma questão genética da população asiática. Eles têm uma maior frequência de diabetes”, aponta.
Schiavon explica que a realização da cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução de estômago, tem efeitos benéficos sobre os pacientes com diabetes. “Os resultados são a diminuição nos medicamentos e alguns pacientes que tomavam insulina acabam deixando de tomar”, diz.
A diferença entre a incidência de diabetes em países do Oriente Médio e no Brasil é bem grande. No Kuwait, por exemplo, a doença atinge 35% da população, enquanto no Brasil ela atinge de 6% a 7% das pessoas.
Entre os temas que serão discutidos no painel com os especialistas árabes estão os obstáculos à prática multidisciplinar da cirurgia bariátrica no Oriente Médio e a recuperação inicial após a cirurgia. No debate, participarão médicos do Kuwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Omã e Egito. No mesmo dia, um especialista saudita participa ainda de outro painel, sobre cirurgia bariátrica em adolescentes.
O 21º Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia de Obesidade e Distúrbio Metabólicos é um evento voltado a especialistas da área, como endocrinologistas, cirurgiões e nutricionistas, entre outros profissionais. As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/bGuqOm.