São Paulo – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (28) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deverá crescer em 2017 menos do que o previsto pelo governo. A previsão oficial é de elevação de 0,5% do PIB. O ministro classificou a alteração como “moderada” e disse que o governo deverá divulgar nova estimativa nos próximos dias.
“É importante dizer que existe um certo ajuste, mas não é um ajuste onde haja um impacto relevante”, disse o ministro, em resposta ao ser questionado sobre os impactos da crise política na economia.
Meirelles disse ainda que a previsão de crescimento do último trimestre de 2017 em relação a igual período de 2016 também será revisada para baixo. “Nós chegamos, a um certo momento, a [prever um crescimento de] 2,7%. Não mudamos essa previsão ainda formalmente, mas, de fato, ela tem um certo viés de baixa. Mas não é algo que será abaixo de 2%. Será acima de 2%. Qualquer coisa entre 2% e 2,7%. Temos aí um efeito [da crise política], mas um efeito moderado” disse.

