São Paulo – Melhorou o humor entre os grandes investidores dos Emirados Árabes Unidos. Índice do First Abu Dhabi Bank (FAB) aponta que o ânimo dos empresários ficou 1,8% melhor em maio deste ano do que em abril de 2016, segundo agências de notícias do Golfo.
O índice subiu de 1019,13 pontos em abril do ano passado para 1038,28 pontos neste mês, refletindo o clima positivo no ambiente de negócios do país árabe. A pontuação de maio é recorde histórico, de acordo com o site de notícias Gulf News. A pesquisa é indicadora do sentimento geral do mercado, pessoal e empresarial, com base em fatores econômicos.
Os números melhores refletem o sentimento otimista em relação ao mercado, o aumento da chegada de turistas e a estabilidade do dirham, a moeda dos Emirados, sobre a maioria das moedas mundiais, segundo Hana Al Rostamani, chefe de atendimento personalizado do FAB.
Desde abril do ano passado, o dirham se mantém estável em relação ao dólar. A moeda norte-americana vale atualmente cerca de 3,7 dirhams. Apenas o emirado de Dubai recebeu 4,6 milhões de turistas no primeiro trimestre deste ano, com aumento de 11% sobre o mesmo período de 2016, segundo dados do Dubai Tourism. O índice também foi impactado pelos preços do petróleo e pela queda da inflação, de acordo com Rostamani.
O Índice de Sentimento de Riqueza (WSI em inglês) é feito com base na opinião de um conselho formados por especialistas de indústrias e indivíduos ricos. Na última pesquisa, 60% deles disseram que pretendem aumentar seus investimentos e mantém visão otimista sobre o crescimento econômico do país.


