São Paulo – Famosa pelas sandálias, sapatos, bolsas e acessórios feitos a partir do plástico, a marca brasileira Melissa chegou aos Emirados Árabes Unidos em outubro deste ano pelas mãos dos sócios Danilo Iglesias, Jacqueline Iglesias, Rafael Dias e Nina Ávila. Danilo é marido de Jacqueline, e Rafael, de Nina. A loja, localizada no shopping The Galleria Al Maryah Island, em Abu Dhabi, foi inaugurada em 3 de outubro. Agora, os sócios trabalham na implantação da operação online e já avaliam expandir os pontos de venda físicos para as outras cidades do país.
A Melissa pertence a uma das maiores fabricantes de calçados do Brasil, a Grendene. À ANBA, Danilo afirmou que as conversas com a Grendene e a Melissa começaram há aproximadamente 18 meses.
“Temos um contrato de licença, por enquanto, para o território dos Emirados Árabes. Nessa licença, só nós podemos ter lojas oficiais da Melissa nesse território. Neste momento estamos negociando a implantação do online, que seria o shopping oficial da Melissa, acredito que até o primeiro quarto do ano que vem estará em operação”, afirma.
A Melissa foi criada em 1979, inspirada em sandálias de pescadores da Riviera Francesa. A partir desta inspiração, o modelo Aranha se tornou o ícone da marca, que ultrapassou as fronteiras do Brasil e hoje é conhecida no mundo todo. A Melissa é famosa pelas parcerias que realiza, entre elas com os estilistas Karl Lagerfeld (1933-2019) e Vivienne Westwood (1941-2022).
Danilo conta que a oportunidade de levar a Melissa aos Emirados surgiu a partir de um contato que ele fez com a Grendene. Os calçados da empresa até chegavam aos Emirados, mas era por meio de alguns distribuidores. “Não havia essa presença oficial, havia lojas multimarcas vendendo Melissa através de alguns distribuidores, mas não havia essa presença mais sólida através de lojas e canais oficiais”, afirma.
Após pesquisas, estudos e elaboração de um plano de negócios, a primeira unidade abriu as portas no começo de outubro. Desde então, diz Danilo, o retorno tem sido positivo, seja das clientes estrangeiras que vivem nos Emirados, seja das próprias emiráticas.
“Até surpreende a gente porque mesmo as emiratis que chegam na loja dizem que já conhecem, que já compraram na Europa ou em alguma viagem para Ásia. Como a marca tem uma presença global muito forte, ela é muito bem conhecida”, diz. “Os Emirados Árabes são um país relativamente novo, mas chegam algumas clientes em torno de 30, 40, até 50 anos, emiratis locais que dizem que utilizavam a Melissa desde a infância. É um produto muito bem aceito, que não precisou de adaptação”, afirma o executivo.
Danilo conta que a experiência de cada um dos sócios está ajudando na construção do negócio no país árabe. Rafael é especialista em análise de dados. As sócias Jacqueline e Nina, por sua vez, estão na operação das lojas compreendendo o dia a dia, os costumes e desejos das clientes. “Acho que é um background [experiência dos sócios] bem diferenciado, que ajuda no planejamento, estratégia, administração e vendas no dia a dia”, afirma. Além do online, Danilo afirma que a empresa já começa a olhar oportunidades de expansão para os outros emirados do país, especialmente Dubai.
Leia mais:
Calçados: tarifaço gera incerteza e setor reage
Abu Dhabi terá 2 lojas da Piccadilly neste ano


