São Paulo – A tese de doutorado da socióloga Patrícia El-moor, da Universidade de Brasília, quer identificar o que o povo brasileiro pensa sobre os árabes. No entanto, diferente das dezenas de pesquisas já feitas sobre a história dos árabes no Brasil, Patrícia escolheu um jeito diverso de fazer o seu trabalho. Ela quer reunir fotos, tiradas por pessoas do Brasil inteiro, que mostrem lugares, pessoas, objetos ou o que quer que seja que elas identifiquem como parte da presença árabe dentro do território nacional.
"A ideia é mostrar como a sociedade criou o imaginário da presença árabe no Brasil", afirma Patrícia, que é bisneta de libaneses. "Quero descobrir o que está no pensamento do brasileiro quando se fala em árabes". Segundo a pesquisadora, é muito comum que os brasileiros associem os árabes apenas aos sírios e libaneses, povos que formaram a maior parte da colônia no País. "A visão sobre os árabes é diferente no Brasil e em outros países. Na França, por exemplo, quando se fala em árabes, eles pensam nos argelinos, nos marroquinos", conta.
O projeto inicial de Patrícia para sua tese era o de estudar os personagens árabes nas novelas nacionais. "Iria mostrar um pouco dos estereótipos [nestes personagens]. Porém, se tratasse das novelas, iria mostrar apenas a visão dos autores. Pela fotografia eu terei mais material para poder analisar. Além disso, poderei contar com a participação de pessoas do Brasil todo, que eu não terei condições entrevistar pessoalmente", conta.
Para divulgar seu trabalho e receber as fotos, Patrícia criou o site "Presença Árabe no Brasil", que começou a ser divulgado na segunda-feira (01) e, em seu primeiro dia, já recebeu 12 imagens. As fotos ainda não podem ser vistas pelos visitantes, mas Patrícia quer organizá-las para mostrar todas as contribuições que recebeu e identificar de quais partes do Brasil elas vieram.
"A partir do ano que vem, vou montar o site em forma de mapa, para mostrar de onde as fotos estão vindo. Já estou montando um banco de imagens", diz. "Das fotos que recebi, a maioria são de detalhes de arquitetura, arabescos. Só duas fotos são de pessoas, que mostram duas mulheres muçulmanas". "Vou tentar atualizar a cada semana. Até sexta, as primeiras fotos já estarão no ar", diz.
Para contribuir com o projeto, é preciso que a pessoa seja a autora das fotos ou então que a imagem enviada seja uma foto de família. O colaborador pode optar por ter ou não seu nome divulgado no site. A socióloga diz que não criou muitas expectativas sobre que tipos de imagens irá receber. "Não quero influenciar com as minhas palavras, quero que as pessoas enviem o que vier a suas cabeças", afirma.
Para mais informações sobre como colaborar com o projeto "Presença Árabe no Brasil", basta acessar o link http://www.presencaarabe.com/#!contact. As fotos devem ser enviadas para o e-mail presencaarabe@gmail.com.

