<
São Paulo – Indústrias de máquinas agrícolas e de peças de reposição do Noroeste do Rio Grande do Sul estão interessadas no mercado árabe. Executivos da Câmara de Comércio Árabe Brasileira estiveram com representantes de empresas da área em Não-Me-Toque, município gaúcho onde ocorre a feira do agronegócio Expodireto Cotrijal, e eles manifestaram interesse em exportar para os árabes. As indústrias que já vendem para a região querem ampliar presença.
O mercado árabe foi tema de uma palestra nesta terça-feira (6) na Expodireto pelo coordenador de Gerenciamento de Informações da Câmara Árabe, Marcus Vinícius, e também de uma reunião, nesta quarta-feira (07), do executivo de Negócios da entidade, Hans Lazarte, com o secretário Municipal de Desenvolvimento de Não-Me-Toque, Jair Selomar Kilpp.
O Noroeste gaúcho abriga 75% da indústria de máquinas e implementos agrícolas do Brasil e por isso a administração de Não-Me-Toque está interessada em explorar o mercado árabe. Os países árabes, principalmente os que ficam na África, são importadores de máquinas agrícolas. Kilpp também contou sobre o cultivo local de grãos e disse acreditar que estes dois tipos de produtos – grãos e máquinas – são de interesse do mercado árabe.
A reunião entre Kilpp e Lazarte foi um primeiro contato para o estudo de ações conjuntas para fomentar o comércio da região com os países árabes. De acordo com o secretário, o encontro serviu para dar uma ideia do que é possível fazer em conjunto com a Câmara Árabe, tendo em vista as demandas dos países árabes e a produção de Não-Me-Toque e região.
<
A palestra de Marcus na Expodireto abordou o trabalho que a Câmara Árabe faz para fomentar o comércio entre o Brasil e os países árabes e deu um panorama sobre a atual situação das exportações para a região, com dicas sobre como negociar com os empresários árabes. O coordenador fez ainda um convite para o público – formado por cerca de 20 pessoas – participar do Fórum Econômico Brasil- Países Árabes, que vai ocorrer no dia 02 de abril no Hotel Unique, na capital paulista, para discutir o futuro destas relações.
De acordo com Marcus, ao final da palestra, representantes de empresas de máquinas agrícolas se aproximaram para saber mais sobre as possibilidades de negócios com os árabes. Lazarte ainda visitou algumas empresas da região, de máquinas e grãos, e conversou com seus executivos sobre oportunidades de vendas para países do Oriente Médio e Norte da África, e ofereceu os serviços da Câmara Árabe. A entidade trabalha pelo sistema associativo.
A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro e movimenta mais de R$ 2 bilhões. Antes da mostra começar, os organizadores tinham expectativa de receber cerca de 250 mil visitantes, com a presença de cerca de 70 países.




