Geovana Pagel
São Paulo – Os países árabes foram responsáveis por 40% das vendas externas dos estofados da Americanflex, empresa com sede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Foi o primeiro ano de exportações da fábrica. A meta para 2006 é que as vendas para a região cheguem a 50%.
Os primeiros contratos com os Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Jordânia foram fechados durante a participação na Index 2004, a maior feira de móveis do Oriente Médio, realizada anualmente em Dubai.
"Levamos um produto que imaginamos ser até exótico para os países árabes, sofás coloridos e desmontáveis, que para nossa surpresa fizeram o maior sucesso. De saída vendemos 10 contêineres e fechamos um contrato com uma grande cadeia de lojas em Dubai, que garantiu o envio de remessas mensais", disse a gerente de exportação da empresa, Eliane Calim.
De acordo com a gerente, para garantir a continuidade das vendas para os países árabes a Americanflex já tem presença confirmada na próxima edição da Index, que vai ocorrer de 28 de novembro a 2 de dezembro. Desta vez a empresa vai apresentar uma poltrona criada especialmente para a região. "Desenvolvemos uma poltrona pensando no mercado árabe, com design e cores adaptados aos países do Oriente Médio", afirmou Eliane.
Segundo ela, desde que a empresa começou a participar de feiras internacionais viu crescer significativamente as vendas para o mercado externo. Hoje, além dos países árabes, os estofados da Americanflex já são encontrados no Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Angola, África do Sul, Portugal, Espanha e Islândia.
A empresa
A empresa, fundada em 1958 na cidade de São José do Rio Preto, inicialmente era chamada de Colchoaria Americana. Fabricava artesanalmente colchões de capim e empregava seis funcionários. Na década de 1960, a empresa iniciou a produção de uma novidade que já fazia sucesso na Europa e nos Estados Unidos: o colchão de molas.
Em 1970 a empresa passou a se chamar Americanflex e iniciou a fabricação de colchões de espuma de poliuretano, sendo assim a primeira empresa no Brasil a trabalhar com uma máquina de espumação contínua. Alguns anos mais tarde teve início a fabricação de estofados, atualmente o grande sucesso da empresa no exterior.
Hoje, a Americanflex gera 450 empregos diretos e possui três fábricas: duas em São José do Rio Preto, em São Paulo, e uma em Campina Grande, na Paraíba.
Americanflex
Telefone: +55 (17) 3214.8900
Site: www.americanflex.com.br

