São Paulo – A empresa brasileira Granibras, de mármores e granitos, vê no mercado árabe uma alternativa para aumentar as exportações e amenizar a queda das vendas para os Estados Unidos, maior mercado da companhia, com a atual crise financeira. Para mostrar seus produtos, a Granibras vai participar da Big 5, feira do setor de construção civil, que será realizada de 23 a 27 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Essa vai ser a primeira vez que a empresa irá participar da Big 5. “Ainda não exportamos para os países árabes e queremos mudar o nosso foco por causa da crise”, disse o gerente de vendas da Granibras, Renato Catalano. Cerca de 90% das vendas externas da companhia se concentram nos Estados Unidos, o que preocupa a empresa. “Acho que o mercado árabe está melhor do que os outros atualmente”, acrescentou.
De acordo com Catalano, a Granibras vai levar cerca de 20 tipos de granitos para expor na feira. “Como não conhecemos o gosto dos árabes vamos levar vários tipos, desde o mais básico até o mais exótico”, disse. As cores das pedras variam entre branco, amarelo, rosa e verde. “São mais de 30 tipos de granito”, afirmou.
Atualmente, a empresa exporta metade de sua produção. “Até o final do ano passado, 85% da nossa produção era voltada ao mercado externo”, disse Catalano, que chegou a embarcar 40 contêineres por mês e agora reduziu para 15 por mês. Além dos Estados Unidos, a Granibras também já embarcou seus produtos para Canadá e Europa.
“Nossa capacidade de produção está em 50% do que podemos oferecer, por isso temos capacidade para expandir e atender novos mercados”, afirmou o gerente. Segundo ele, a Granibras tem capacidade de beneficiar 20 mil metros quadrados de granito por mês e conta com 30 funcionários. Além de granitos, a empresa também importa mármores e outras pedras de revestimento artificial, como o herculite (granito artificial).
Apostando no mercado externo, a Granibras está investindo R$ 8 milhões numa nova unidade de beneficiamento na cidade de Colatina, ao norte do Espírito Santo. “Como os equipamentos vão ser todos novos a capacidade de produção vai ser maior e mais rápida do que a produção de São Paulo. O nosso foco vai ser na exportação”, disse Catalano.
Contato
Granibras
Tel. +55 (11) 4524-1149
Site: www.granibras.com.br

