Geovana Pagel
São Paulo – Sede das principais fábricas de piscinas da América do Sul, o Brasil é hoje um dos maiores mercados mundiais, atrás apenas de Estados Unidos e Europa. Incluindo a parte de manutenção, tratamento e modernização das piscinas já existentes, o setor deve faturar R$ 2,1 bilhões até o final deste ano.
A estimativa é da Associação Nacional de Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins (Anapp), entidade patrocinadora da 13.ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Piscinas, Parques Temáticos e Lazer (Expolazer), que acontece de 11 a 14 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Promovida pela Francal Feiras e patrocinada pela Anapp e pela Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), a Expolazer se consolidou como a maior feira da América Latina deste segmento.
Na edição do ano passado a feira recebeu 11 mil visitantes, 30% a mais do que em 2002. Também estiveram presentes importadores da América do Sul, África do Sul e Europa. Para a edição deste ano a expectativa é de que 12 mil pessoas visitem a Expolazer. A presença de empresários estrangeiros ainda não foi confirmada.
Mercado interno aquecido
Nem o inverno diminui o ritmo de crescimento do setor no mercado interno. Em número de piscinas instaladas, o Brasil deve atingir 1,3 milhão de unidades até o final de 2004. Se a expectativa da Anapp se confirmar, serão 60 mil novas unidades até dezembro.
No inverno é grande a procura por aquecedores de piscina, o que ajuda a movimentar o mercado. No período que vai de maio a setembro, o crescimento das vendas desses produtos varia entre 30% e 40%.
Além de equipamentos para parques temáticos e de diversão, a Expolazer 2004 vai apresentar lançamentos dos setores de piscinas, produtos para tratamento de água, banheiras de hidromassagem, saunas, spas, ofurôs, móveis, acessórios para casas de campo e uma ampla programação de atrações paralelas.
Augusto Araújo, diretor da Anapp e da fabricante de piscinas Sobramar, conta que a empresa estará lançando na feira um robô, importado de Israel, que é utilizado na limpeza de piscinas de clubes, academias e hotéis.
“Os robôs automáticos funcionam com controle remoto, sem fio e podem ser programados para limpar a piscina durante a noite, por exemplo, representando uma economia de pessoal, tempo de limpeza e de interdição da piscina para manutenção”, explica.
Vendas externas
De acordo com o diretor da Anapp, as vendas externas do setor passaram a ser realidade há pouco tempo. “O país não estava preparado para exportar, principalmente devido às oscilações de preços do mercado externo”, diz.
“Os importadores querem garantias de preços e contratos de longo prazo. É preciso planejamento e preços estáveis para que o setor nacional se torne competitivo”, avalia.
Apesar de ainda serem pequenas as exportações, destinadas exclusivamente para o mercado da América do Sul, envolvem todos os componentes como aquecedores de piscinas, filtros, escadas, trampolins, escorregadores, iluminação subaquática e material de limpeza como cloro e produtos químicos em geral.
“Piscinas de azulejos e de vinil são praticamente impossíveis de serem exportadas. Algumas fábricas gaúchas exportam piscinas de fibra para o Uruguai e Paraguai, que podem ser transportadas por distâncias de até mil quilômetros”, lembra.
Uma das novidades da Expolazer este ano é que haverá vendas diretas ao consumidor final, num espaço destinado a esse fim.
Serviço
Expolazer 2004
Período: 11 a 14 de agosto (quarta a sábado)
Horário: das 13 às 21 horas, com exceção do dia 14/08, quando o evento acontece das 13 às 18h.
Local: Expo Center Norte, São Paulo (pavilhão vermelho)
Entrada na feira: gratuita e aberta ao público em geral
Contato
www.feiraexpolazer.com.br

