São Paulo – O crescimento do consumo impulsionado pela expansão urbana e da classe média, bem como novas medidas financeiras, vão permitir que o Brasil continue ditando tendências de consumo na América Latina em 2020. As informações são do relatório da instituição européia Euromonitor, divulgado na semana passada.
De acordo com o estudo, o Brasil atravessa a maior mudança estrutural de sua história e passa por uma transformação que gera impacto no comportamento do consumidor. Os fatores que contribuíram e vão continuar deixando o país crescer são: aumento do número de jovens, maior e mais fácil acesso ao crédito, crescimento de uma classe com maior poder aquisitivo, aumento de salários e postos de trabalhos formais.
A diversidade na oferta de produtos para os consumidores, o aumento das exportações e da recente expansão das empresas brasileiras na América Latina também vão dar lugar a um crescente e mais complexo mercado consumidor. Até o ano de 2020, o relatório afirma que a mudança estrutural do país terá criado o desenvolvimento de novas tendências e hábitos de consumo, em uma economia cada vez mais urbana e sofisticada.
Mesmo em um país onde a maioria da população é jovem, a preocupação com a saúde e os cuidados com o corpo vão desempenhar um papel importante nas novas tendências de consumo. O mercado esportivo também será ascendente, já que os brasileiros estão muito ligados a seu porte físico.
Com o aumento da população urbana, vão surgir também novas necessidades de novos grupos de consumidores, que terão uma aproximação mais forte com outras raças e culturas. Atualmente, os brancos são maioria no país, seguido dos pardos, e a previsão para 2020 é que comunidades de afro-brasileiros, asiáticos e indianos, que hoje têm um papel marginal, vão crescer, especialmente nas grandes cidades. Os mercados de alimentos, bebidas, entretenimento, vestuário e calçado e de cosméticos não serão afetados por uma maior diversidade de consumo.
O avanço das novas tecnologias no Brasil também está contribuindo para acelerar o ritmo dos consumidores brasileiros em comparação com o resto da América Latina. Dados da Euromonitor mostram que o crescimento anual do varejo na Internet, entre 2007 e 2008 foi de 37,1%. Em dezembro de 2008, segundo o Ibope, cerca de 11,6 milhões de brasileiros visitaram ou escreveram em blogs, e espera-se que o número vai triplicar até 2010.
De acordo com o estudo, investigações realizadas por universidades e agências de consultoria mostram que em 2020 novas formas de contato, como networking entre os indivíduos, a afinidade pela alta tecnologia, o seu uso crescente na vida cotidiana e uma maior utilização de serviços pelo computador vão definir a identidade do consumidor brasileiro nos próximos dez anos, de uma forma mais profunda do que nos países desenvolvidos.
O relatório conclui que, atualmente, as empresas nacionais atendem às necessidades de seus consumidores e exportam para toda a América Latina, o que leva os brasileiros a ditarem tendências de consumo em toda a região.