Da redação*
São Paulo – O mercado de brinquedos do Oriente Médio movimenta mais de US$ 1,5 bilhão por ano, segundo informações da Messe Frankfurt, empresa controlada pelo município de Frankfurt, na Alemanha, e que é um das maiores promotoras de feiras comerciais do mundo. A informação foi publicada ontem (10) pelo jornal Khaleej Times, dos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com informações da empresa, o gasto médio anual com brinquedos e videogames na região é de US$ 316 por criança, praticamente o dobro do valor registrado na Europa, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Em entrevista ao Khaleej Times, o diretor da filial da Messe Frankfurt nos Emirados, Chris Hudson, disse que o Mercado de brinquedos no Oriente Médio cresce 11,5% ao ano. Isso, de acordo com ele, se deve às famílias numerosas da região e ao grande crescimento do setor de comércio.
"O rápido crescimento no número de shopping centers, estimado em 50% ao ano, gerou um aumento no número de lojas e supermercados que têm interesse em vender jogos, brinquedos, livros, artigos de papelaria e outros itens do gênero", declarou o executivo.
Muitos comerciantes são atraídos a este mercado por causa das maiores margens de lucro. Segundo o site de notícias econômicas Menareport.com, no caso dos supermercados, a idéia é vender produtos que atraiam todos os membros da família.
Atualmente, mais da metade da população do Oriente Médio tem menos de 20 anos de idade, informa o Menareport.com. O número de jardins de infância triplicou nos últimos cinco anos, enquanto as escolas primárias apresentaram crescimento de mais de 35%.
Feira
A Messe Frankfurt organiza a Middle East Toy Exhibition, feira de brinquedos que será realizada no Dubai World Trade Centre, nos Emirados, do dia 28 ao dia 30 de maio. A previsão dos organizadores é de que o evento vai reunir mais de 180 expositores de 22 países, sendo que grande parte deles comprou espaço logo após a última edição da feira.
Vários produtos serão apresentados no evento. Entre eles brinquedos convencionais como jogos, quebra-cabeças, carrinhos de controle remoto, brinquedos de montar e bicicletas. Também serão exibidos cadeirões para bebês, berços, andadores, mochilas escolares, jogos educativos, tintas e pincéis e material para artes e artesanato. A feira vai contar ainda com equipamentos para parques de diversão, festas e artigos escolares.
*Tradução de Mark Ament. Com informaçoes da redação.

