Emirates News Agency
Abu Dhabi – O uso de produtos e serviços do setor de tecnologias da comunicação e informação (TCI) aumentou 24% no Oriente Médio em 2003, de acordo um uma pesquisa feita recentemente pela Madar Research, empresa de pesquisa de mercados sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O crescimento foi registrado em quatro setores: base de microcomputadores instalados, acessos à internet, rede de telefonia móvel e linhas telefônicas fixas.
De acordo com estatísticas da Madar, o uso da internet teve o crescimento mais expressivo: 45% em relação ao ano anterior. As assinaturas de telefones celulares aumentaram em 40%. Já a base de micros instalados cresceu 14% e a expectativa é de que o aumento em 2004 seja de 16%. Por fim, o segmento de telefonia fixa foi o que apresentou a menor taxa de crescimento, de 10%, o que reflete a preferência dada pelos consumidores à telefonia móvel.
"Os mercados de TCI nunca foram tão vibrantes no Oriente Médio e especialmente nos países do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo). Investimentos iniciais feitos por governos e organizações privadas em infra-estrutura avançada de TCI começam a mostrar benefícios nas áreas de aperfeiçoamento do fluxo de trabalho, melhoria no relacionamento com os clientes e administração de dados, assim como maior rentabilidade", disse Ahmed Ali Ashadawi, presidente da Al-Falak, maior companhia em soluções para o setor da região do GCC.
"Isso tem encorajado cada vez mais organizações, nos setores público e privado, a instalar redes novas de TCI ou atualizar as existentes. Isso reflete no aumento do número de microcomputadores instalados, acessos à internet e redes de telefonia móvel no Oriente Médio", acrescentou o executivo.
Contratos
No ranking dos 400 maiores contratos do setor fechados em 2003 no Oriente Médio, o estudo da Madar aponta os Emirados Árabes Unidos em primeiro lugar com 24% dos contratos, a Arábia Saudita em segundo com 18% e empatados em terceiro lugar o Kuwait e o Egito com 10% cada. Omã, Iraque e Jordânia também apresentaram crescimento no uso de TCI em 2003.
Os Emirados e a Arábia Saudita também ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no número de contratos considerados de alto valor (acima de US$ 100 mil por contrato) em 2003.
Por causa do aumento do mercado, também cresceu a participação de instituições locais nos fornecimentos de produtos e serviços ligados ao setor. O Egito e os Emirados ficaram com uma fatia de 4% cada, mesmo percentual de fornecedores da França, Alemanha e Índia. Os Estados Unidos continuam a ser o maior provedor de TCI para a região, dominando 51% do mercado de forma direta ou por meio de parcerias com distribuidores locais.