Da redação*
São Paulo – O mercado de televisão paga do Oriente Médio e Norte da África deve crescer 36% nos próximos cinco anos, alcançando 6,1 milhão de assinantes, segundo informou o jornal árabe Bahrain Tribune. Segundo a publicação, grande parte deste crescimento deve partir de Israel e Turquia, onde o número de assinantes deve alcançar 4,2 milhões.
O jornal acrescenta que o setor de TV por assinatura no GCC, que deve crescer 35% no período, alcançando 849 mil assinantes em 2012. Como fonte das informações, o jornal cita a consultoria Informa Telecoms and Media, especializada no mercado global de telecomunicações e mídia.
Segundo a organização, o Catar é o país com maior penetração de TV por assinatura, presente em mais de 40% dos lares. Em segundo lugar ficam os Emirados Árabes, com quase um quarto dos lares pagando assinaturas. Já na Arábia Saudita, 250 mil lares pagam assinaturas, mas este total representa apenas 7% dos proprietários de televisões.
De acordo com a Informa, o grande crescimento no mercado de TV por assinatura na região é devido à maior liberalização das economias dos países, melhor tecnologia e conteúdo dos programas oferecidos, melhor receptividade a investimento estrangeiro, uma tradição de compra de aparelhos de televisão e ao elevado poder aquisitivo devido às receitas petrolíferas.
*Tradução de Mark Ament

