São Paulo – No dia 12 de fevereiro será inaugurado em Curitiba, capital do Paraná, o primeiro mercado público de orgânicos do Brasil. O Mercado Municipal de Orgânicos, construído pela Prefeitura em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai oferecer mais de mil itens certificados com selo de produtos sem agrotóxicos e aditivos químicos.
“O Mercado de Orgânicos marca em Curitiba uma nova época, com a oferta à população de um modelo de consumo saudável, e que cria oportunidades para o desenvolvimento da agricultura familiar regional”, disse o prefeito Beto Richa, em nota divulgada por sua assessoria de imprensa.
O novo espaço fica num local estratégico, perto do centro e integrado ao tradicional Mercado Municipal, por onde circulam mais de 50 mil pessoas por semana. O investimento foi de R$ 3,1 milhões. São 3.700 metros quadrados com dois pisos, mais estacionamento. O novo mercado reúne 22 espaços comerciais, ocupados por duas lanchonetes, um restaurante, três mercearias, um açougue, uma loja de artesanato, uma loja de cosméticos, uma loja de confecção e oito bancas de vegetais e produtos processados.
No primeiro piso vão funcionar as lojas e bancas de hortifrutigranjeiros. Na parte de cima, um anfiteatro servirá para cursos e reuniões para lojistas, agricultores e empresários. A idéia é estimular rodadas de negócios de orgânicos. O andar conta também com uma cozinha, especialmente montada para cursos de culinária.
De acordo com informações da prefeitura, já foi estabelecida parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer cursos a agricultores e comerciantes.
Os empreendedores foram selecionados por meio de pregão eletrônico. Todo o circuito de comércio dentro do mercado conta com certificação orgânica. São dois tipos de certificação para os produtos e para as lojas. Esse controle reforça e garante aos consumidores a procedência de produtos industrializados e naturais, produzidos sem agrotóxicos e outros aditivos químicos, e também o espaço onde eles são comercializados.
Sustentável
O novo mercado conta com sistema de captação de água de chuva. Uma calha especial no telhado transporta a água para um reservatório para ser usada em ambientes e serviços que não necessitam de água potável, como limpeza de piso e sanitários. A arquitetura do ambiente interno do Mercado de Orgânicos favorece a luminosidade natural e ajuda na economia de energia elétrica.
O prédio fica na rua da Paz, 608, conectado ao antigo Mercado Municipal, para que o público possa circular nos dois ambientes. A integração é pela praça de alimentação, ao lado do Box Curitiba. A segurança é monitorada por 12 câmeras instaladas em pontos estratégicos e controladas pela Guarda Municipal.
Incentivo
A Secretaria Municipal do Abastecimento já coordena feiras orgânicas em nove pontos da cidade, e pretende aumentar para 13 pontos. Atualmente, 48 famílias de agricultores de 11 municípios da região metropolitana são beneficiadas com a venda direta nesses espaços, que comercializam anualmente 470 toneladas de produtos orgânicos.
Em 19 municípios da região metropolitana são cultivados 553 hectares de área de lavoura orgânica, envolvendo 430 famílias de agricultores. A agricultura orgânica no estado do Paraná começou em 1982, com a produção de hortaliças por pequeno grupo de agricultores no município de Agudos do Sul. Hoje são mais de 300 produtores na Região Metropolitana de Curitiba e uma produção anual de 3,8 mil toneladas, que corresponde a cerca de 40% da produção de hortaliças orgânicas cultivas no estado.
Serviço
Mercado Municipal de Orgânicos de Curitiba
Horário de Funcionamento
Terça a sábado – das 07 às 18 horas
Segunda-feira – das 07 às 14 horas
Domingo – das 07 às 13 horas
Endereço: Rua da Paz, 608, Jardim Botânico (ao lado do Mercado Municipal de Curitiba)

