São Paulo – O setor varejista dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) pode crescer 25% até 2021, ano em que deverá movimentar US$ 313,2 bilhões. As informações são de um estudo da Alpen Capital e foram divulgadas pelo site da revista Arabian Business, de Dubai. O bloco é formado por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Kuwait, Omã e Catar.
O avanço do setor será impulsionado pelo crescimento econômico e populacional, e pelo turismo. Segundo o estudo, este ano o desempenho do setor deverá ser mais lentamente e ter uma retomada maior a partir do próximo ano.
“O setor deve se recuperar em 2018 e ter um crescimento estável até 2021 impulsionado pelo crescimento da população, da chegada de turistas internacionais e da renda per capita”, aponta trecho do estudo.
De acordo com a consultoria, espera-se que os países do GCC aumentem sua área de varejo em mais 6,2 milhões de metros quadrados nos próximos cinco anos, totalizando uma área de 18,6 milhões de metros quadrados dedicados a lojas varejistas.
Já as vendas feitas pela internet na região podem chegar a US$ 41,5 bilhões em 2020, de acordo com o estudo da Alpen Capital. Os Emirados são o país que deve liderar o comércio eletrônico no Golfo, com uma participação de mercado de 53%. Em segundo lugar virão as vendas de e-commerce na Arábia Saudita, com 14%, seguidas pelas de Omã, com 12%, e Catar, com 10%.
A entrada de turistas no Golfo continuará crescendo, principalmente em função do aumento da infraestrutura turística desses países e também de grandes eventos que irão ocorrer ali, como a Expo 2020, em Dubai e a Copa do Mundo do Catar, em 2022.


